Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fabiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Regina Tereza Cestari dept_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.creatorOrtega, Nairele Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3125151863484687pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T18:59:58Zpt_BR
dc.date.available2024-08-10pt_BR
dc.date.available2025-06-25T18:59:58Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-06pt_BR
dc.identifier.citationORTEGA, Nairele Freitas. A formação do pedagogo para atuar na gestão escolar: analise dos cursos em universidades públicas de Mato Grosso do Sul. 2024. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6494pt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation, inserted in the Research Line of Policies and Management in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), investigates the initial training of school managers in the Pedagogy courses of public higher education institutions (IES) in the state of Mato Grosso do Sul: Federal University of Grande Dourados (UFGD), Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), and State University of Mato Grosso do Sul (UEMS). The general objective was to analyze the training of pedagogues to work in school management. The research, with a qualitative approach, was developed based on bibliographic, documentary, and field surveys. Management training is emphasized as crucial for preparing pedagogues capable of integrating various aspects of school management. The results indicate that, although all institutions share a commitment to training school managers, this training is structured differently among the courses of the different institutions. There is significant variation in the number of disciplines and the workload dedicated to school management. Some courses combine theoretical and practical elements, incorporating specific disciplines and an interdisciplinary approach. These differences reflect the diversity of priorities and educational needs of each course. The coordinators highlight difficulties related to curriculum updates and the demands of the resolutions for training. On the other hand, opportunities to strengthen management training emerge through partnerships with schools and managers, as well as extension and research activities. Adaptation to local realities is a common aspect that demonstrates the importance of comprehensive and contextualized training for future school managers. Based on these findings, it is essential to recognize the diversity in approaches to the initial training of pedagogue managers in the Pedagogy courses of public universities in Mato Grosso do Sul.en
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), investiga a formação inicial do gestor escolar nos cursos de Pedagogia de instituições públicas de ensino superior (IES) do estado de Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo geral foi analisar a formação do pedagogo para atuar na gestão escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir de levantamento bibliográfico, documental e de campo. A formação em gestão é enfatizada como crucial para preparar pedagogos capazes de integrar diversas partes da gestão escolar. Os resultados indicam que, embora todas as instituições compartilhem um compromisso com a formação de gestores escolares, essa formação é estruturada de maneiras distintas entre os cursos das diferentes instituições. Há uma variação significativa na quantidade de disciplinas e na carga horária dedicadas à gestão escolar. Alguns cursos combinam elementos teóricos e práticos, incorporando disciplinas específicas e uma abordagem interdisciplinar. Essas diferenças refletem a diversidade de prioridades e necessidades educacionais de cada curso. Os coordenadores destacam dificuldades relacionadas às atualizações de currículos e às demandas das resoluções para a formação. Por outro lado, oportunidades para fortalecer a formação em gestão emergem através de parcerias com escolas e gestores, além de atividades de extensão e pesquisa. A adaptação às realidades locais é um aspecto comum que demonstra a importância de uma formação abrangente e contextualizada para futuros gestores escolares. Com base nessas constatações, é fundamental reconhecer a diversidade nas abordagens da formação inicial do pedagogo gestor nos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Mato Grosso do Sul.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-25T18:59:58Z No. of bitstreams: 1 NaireleFreitasOrtega.pdf: 2679412 bytes, checksum: b9e421cbfa0bb68f84dad5965806ed0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T18:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NaireleFreitasOrtega.pdf: 2679412 bytes, checksum: b9e421cbfa0bb68f84dad5965806ed0b (MD5) Previous issue date: 2024-06-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial do gestorpt_BR
dc.subjectInitial training of the manageren
dc.subjectGestão escolar e educacionalpt_BR
dc.subjectSchool and educational managementen
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogy courseen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação do pedagogo para atuar na gestão escolar: analise dos cursos em universidades públicas de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaireleFreitasOrtega.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.