Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6494
Tipo: Dissertação
Título: A formação do pedagogo para atuar na gestão escolar: analise dos cursos em universidades públicas de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Ortega, Nairele Freitas
Primeiro Orientador: Perboni, Fabio
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: Esta dissertação de mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), investiga a formação inicial do gestor escolar nos cursos de Pedagogia de instituições públicas de ensino superior (IES) do estado de Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo geral foi analisar a formação do pedagogo para atuar na gestão escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir de levantamento bibliográfico, documental e de campo. A formação em gestão é enfatizada como crucial para preparar pedagogos capazes de integrar diversas partes da gestão escolar. Os resultados indicam que, embora todas as instituições compartilhem um compromisso com a formação de gestores escolares, essa formação é estruturada de maneiras distintas entre os cursos das diferentes instituições. Há uma variação significativa na quantidade de disciplinas e na carga horária dedicadas à gestão escolar. Alguns cursos combinam elementos teóricos e práticos, incorporando disciplinas específicas e uma abordagem interdisciplinar. Essas diferenças refletem a diversidade de prioridades e necessidades educacionais de cada curso. Os coordenadores destacam dificuldades relacionadas às atualizações de currículos e às demandas das resoluções para a formação. Por outro lado, oportunidades para fortalecer a formação em gestão emergem através de parcerias com escolas e gestores, além de atividades de extensão e pesquisa. A adaptação às realidades locais é um aspecto comum que demonstra a importância de uma formação abrangente e contextualizada para futuros gestores escolares. Com base nessas constatações, é fundamental reconhecer a diversidade nas abordagens da formação inicial do pedagogo gestor nos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Mato Grosso do Sul.
Abstract: This master's dissertation, inserted in the Research Line of Policies and Management in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), investigates the initial training of school managers in the Pedagogy courses of public higher education institutions (IES) in the state of Mato Grosso do Sul: Federal University of Grande Dourados (UFGD), Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), and State University of Mato Grosso do Sul (UEMS). The general objective was to analyze the training of pedagogues to work in school management. The research, with a qualitative approach, was developed based on bibliographic, documentary, and field surveys. Management training is emphasized as crucial for preparing pedagogues capable of integrating various aspects of school management. The results indicate that, although all institutions share a commitment to training school managers, this training is structured differently among the courses of the different institutions. There is significant variation in the number of disciplines and the workload dedicated to school management. Some courses combine theoretical and practical elements, incorporating specific disciplines and an interdisciplinary approach. These differences reflect the diversity of priorities and educational needs of each course. The coordinators highlight difficulties related to curriculum updates and the demands of the resolutions for training. On the other hand, opportunities to strengthen management training emerge through partnerships with schools and managers, as well as extension and research activities. Adaptation to local realities is a common aspect that demonstrates the importance of comprehensive and contextualized training for future school managers. Based on these findings, it is essential to recognize the diversity in approaches to the initial training of pedagogue managers in the Pedagogy courses of public universities in Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Formação inicial do gestor
Initial training of the manager
Gestão escolar e educacional
School and educational management
Curso de pedagogia
Pedagogy course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ORTEGA, Nairele Freitas. A formação do pedagogo para atuar na gestão escolar: analise dos cursos em universidades públicas de Mato Grosso do Sul. 2024. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6494
Data do documento: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaireleFreitasOrtega.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.