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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/656
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Expansão e sustentabilidade do ensino superior em Mato Grosso do Sul: o caso da UFMS (1992-2012) |
Other Titles: | Expansion and sustainability of higher education in Mato Grosso do Sul: UFMS case (1992-2012) |
metadata.dc.creator: | Langer, Adriana |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Reinaldo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paes, Ademilson Batista |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho, analisamos a expansão e sustentabilidade do ensino superior em MS nos governos de FHC e Lula, tendo um recorte temporal entre os anos de 1992 e 2012. Utilizamos como objeto de pesquisa a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em dois campus do estado: Ponta Porã (CPPP) e Nova Andradina (CPNA). A escolha se deu pelas características destes campus, sendo o primeiro com cursos voltados à área de exatas e o segundo voltado à área das humanas. O estudo em questão foi desenvolvido a partir de documentos produzidos pela UFMS, leituras de obras relacionadas ao tema e fontes orais de dirigentes, professores e funcionários da instituição. Relacionamos as dimensões locais, as perspectivas do sistema de implantação de novos campus e cursos com os movimentos políticos e educacionais de expansão. A partir da análise das fontes documentais e fontes orais, foi questionado o procedimento de abertura de campus e cursos neste movimento de expansão das universidades federais e a possibilidade de sustentabilidade perante os critérios utilizados para a escolha de local, cursos e área de atuação escolhidos para esta expansão. Apontamos os caminhos percorridos para a implantação da expansão e explicitamos o significado de sustentabilidade para a abertura destes novos campus e cursos, utilizando os conceitos de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. |
Abstract: | In this study, we examined the expansion and sustainability of higher education in Mato Grosso do Sul state during the FHC and Lula presidential administrations, between 1992 and 2012. We used UFMS (Federal University of Mato Grosso do Sul) as the object of research, in two campuses in the state: one in Ponta Porã (CPPP) and the other in Nova Andradina (CPNA). The choice was made based on the characteristics of these campuses, with the former featuring courses aimed at the formal and natural sciences, and the latter aimed at the humanities. The present study was developed upon documents published by UFMS, works related to the subject and oral sources from leaders, professors and staff from the mentioned institution. We related the local circumstances, the perspective of implementation of new campuses and courses to the political and educational efforts towards expansion. Based on the analyses of the document and oral sources, the process of implementation of new campuses and courses in this effort of expansion of the federal universities and the possibility of sustainability were questioned in relation to the criteria used for the choice of location, courses and field of interest for this expansion. We pointed out the paths taken to the implementation of this expansion and made clear the meaning of sustainability to the opening of these new campuses and courses, using the concepts of scientific field, region and power in Bourdieu's view. |
Keywords: | Educação Education Educação superior (Mato Grosso do Sul) Higher education (Mato Grosso do Sul, Brazil) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citation: | LANGER, Adriana. Expansão e sustentabilidade do ensino superior em Mato Grosso do Sul: o caso da UFMS (1992-2012). 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/656 |
Issue Date: | 28-Apr-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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