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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de alteração das normas de avaliação de pessoal docente para desenvolvimento na carreira do magistério superior da UFGD
Autor(es): Dias, Mauro da Silva
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Jacques, Flávia Verônica Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Edna Maria Rangel de
Resumo: A busca por uma carreira única e estruturada, de modo a garantir estabilidade, valorização e condições dignas de trabalho, esteve sempre presente na luta dos docentes da carreira do Magistério Superior. A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 foi instituída com o objetivo de estruturar o Plano de Carreira e Cargos de Magistério Federal, além de outras carreiras. O desenvolvimento na carreira do Magistério Superior se dá através da progressão e promoção funcional, nas diversas classes e níveis da carreira, fundamentados na titulação e no desempenho profissional. O objetivo geral do trabalho é elaborar uma proposta de alteração das Normas de Avaliação de Pessoal Docente para Desenvolvimento na Carreira do Magistério Superior da UFGD, a partir da análise das Resoluções que disciplinam o desenvolvimento na carreira das universidades federais do Brasil. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, além de uma análise documental. Foram levantados e analisados, além dos normativos, documentos específicos que versam sobre o tema, e teve como parâmetro a Resolução COUNI nº 377, de 15 de dezembro de 2022 (revogada), e que foi substituída pela Resolução COUNI nº 860, de 29 de maio de 2025 (vigente), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os itens propostos de inclusão e alteração complementam a atual Resolução no sentido do desenvolvimento na carreira docente, por meio da valorização da produção intelectual do servidor, da celeridade e transparência no processo de progressão funcional.
Abstract: The pursuit of a single, structured career path that ensures stability, recognition, and decent working conditions has always been a central theme in the struggle of higher education faculty. Law No. 12,772, of December 28, 2012, was enacted to structure the Federal Teaching Career and Position Plan, as well as other career paths. Career development in higher education occurs through progression and promotion in the different classes and levels of the career, based on qualifications and professional performance. The overall objective of this study is to develop a proposal to amend the UFGD's Teaching Staff Evaluation Standards for Career Development in Higher Education, based on an analysis of the Resolutions governing career development at Brazilian federal universities. To this end, documentary research was used, with a qualitative approach, through documentary research, and document analysis. In addition to the regulations, specific documents addressing the topic were surveyed and analyzed, using as a parameter COUNI Resolution No. 377 of December 15, 2022 (revoked), which was replaced by COUNI Resolution No. 860 of May 29, 2025 (current), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The proposed inclusions and changes complement the current Resolution in terms of career development in teaching, through the appreciation of the intellectual production of the employee, and the speed and transparency in the functional progression process.
Palavras-chave: Plano de carreira
Career path
Desenvolvimento na carreira
Career development
Magistério superior
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: DIAS, Mauro da Silva. Proposta de alteração das normas de avaliação de pessoal docente para desenvolvimento na carreira do magistério superior da UFGD. 2025. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6626
Data do documento: 15-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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