Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Simões, Bruno dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866948592212291pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ademir de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Hoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.creatorEncarnação, Andréa Kozaka dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019474631649074pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T18:38:51Zpt_BR
dc.date.available2024-11-11pt_BR
dc.date.available2025-09-23T18:38:51Zpt_BR
dc.date.issued2024-08-28pt_BR
dc.identifier.citationENCARNAÇÂO, A. K. As macrotendências da educação ambiental nos livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias utilizados na mesorregião sudoeste do Mato Grosso do Sul. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6646pt_BR
dc.description.abstractThe worsening of the socio-environmental crisis has brought Environmental Education (EE) to the center of discussions in various social spheres. Considering the potential for social transformation attributed to education, we understand that it is pertinent to investigate which representations of Environmental Education are present in the Natural Sciences textbooks, approved in the PNLD 2021, the first edition that contemplates and implements the National Common Curricular Base and the New High School. In this context, how do the Textbook, the most widely used material in the Public Basic Education Network, contribute to facing the socio-environmental crisis? With the purpose of answering these questions, but without the intention of exhausting the subject, this study aims to understand how Environmental Education (EE) is represented in the Natural Sciences and Technologies Textbooks – approved by the National Textbook Program (PNLD 2021) – of the New High School (NEM) most used in the cities of the southwestern mesoregion of Mato Grosso do Sul (MS). As a methodological approach, documentary research was chosen. Two collections were chosen to delimit the research: the most used and the least used in the southwestern mesoregion of MS. An adaptation of methodologies based on Bardin's Content Analysis (1977) was used to analyze the corpus. The analysis made it possible to observe that EE is more represented in Biology content, with a more conservative approach, by highlighting the impacts of human interference in environments and omitting the socioeconomic mechanisms responsible for environmental degradation. In the Chemistry and Physics components, there was a predominance of the pragmatic tendency, with an emphasis on solutions based on individual actions and the use of technologies to face the socio-environmental crisis. However, on several occasions the book encouraged students to take a critical stance when faced with cases of socio-environmental injustice, giving a critical character to the excerpts. Therefore, this study allowed us to infer that the textbook constitutes a relevant tool for facing the socio-environmental crisis by covering the main macro trends of Environmental Education.en
dc.description.resumoO agravamento da crise socioambiental tem trazido a Educação Ambiental (EA) para o centro das discussões em diversas esferas sociais. Considerando o potencial de transformação social atribuído à educação, é pertinente a investigação acerca de quais representações da Educação Ambiental estão presentes nos livros didáticos de Ciências da Natureza, aprovados no PNLD 2021, primeira edição que contempla e implementa a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio. Nesse contexto, como o Livro Didático, material mais utilizado na Rede Pública da Educação Básica, contribui para o enfrentamento da crise socioambiental? Com o propósito de responder à tais questões, mas sem a pretensão de esgotar o tema, o presente estudo tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental (EA) está representada nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021) – do Novo Ensino Médio (NEM) mais utilizados nas cidades da mesorregião sudoeste do Mato Grosso do Sul (MS). Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa documental, para a delimitação da pesquisa foram escolhidas duas coleções: a mais utilizada e a menos utilizada na região mesorregião sudoeste do MS. Para a análise do corpus foi utilizada uma adaptação de metodologias baseadas na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A análise das possibilitou observar que a EA está mais representada nos conteúdos de Biologia, com uma abordagem mais conservadora, por evidenciar os impactos da interferência humana nos ambientes e omitir os mecanismos socioeconômicos responsáveis pela degradação ambiental. Nos componentes de Química e Física, houve a predominância da tendência pragmática, com ênfase em soluções baseadas em ações individuais e o emprego de tecnologias para o enfrentamento da crise socioambiental. Todavia, por vezes o livro estimula o posicionamento crítico dos estudantes perante casos de injustiças socioambientais, conferindo caráter crítico aos excertos. Portanto, esse estudo permitiu inferir que o livro didático constitui uma ferramenta relevante para o enfrentamento da crise socioambiental por abranger as principais macrotendências da Educação Ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-23T18:38:51Z No. of bitstreams: 1 AndréaKozakadaEncarnação.pdf: 2455274 bytes, checksum: 40990d31d18183d570a770365f39874c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-23T18:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndréaKozakadaEncarnação.pdf: 2455274 bytes, checksum: 40990d31d18183d570a770365f39874c (MD5) Previous issue date: 2024-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMacrotendências da educação ambiental no livro didáticopt_BR
dc.subjectMacrotrends of environmental education in textbooksen
dc.subjectEducação ambiental no novo ensino médiopt_BR
dc.subjectEnvironmental education in the new high schoolen
dc.subjectEducação ambiental nas ciências da natureza e suas tecnologiaspt_BR
dc.subjectEnvironmental education in natural sciences and their technologiesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAs macrotendências da educação ambiental nos livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias utilizados na mesorregião sudoeste do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndréaKozakadaEncarnação.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.