Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6647
Tipo: Dissertação
Título: Discursos coletivos de futuros(as) professores(as) que ensinarão matemática: concepções pedagógicas no entrelace entre metodologias e tecnologias
Autor(es): Oliveira, Hessini Gabriela Marques de
Primeiro Orientador: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Antiqueira, Liliane Silva de
metadata.dc.contributor.referee3: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Resumo: Ao pensarmos em uma sociedade do século XXI, refletimos sobre uma sociedade que está em constante transformação em aspectos sociais, culturais e tecnológicos. Esse fato nos obriga a repensar formas de sermos, de vivermos e de estarmos nesse mundo em meio a todas essas mudanças. Esse envolvimento implica n necessidade de compreender como é a formação de professores em relação ao trabalho docente, bem como em relação ao uso pedagógico das Metodologias Ativas com o apoio do uso das tecnologias digitais nas escolas do século XXI. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender: quais concepções pedagógicas sobre Metodologias Ativas e tecnologias digitais emergem em discursos coletivos de futuros(as) professores(as) que ensinarão Matemática? Para o desenvolvimento da pesquisa, que está amparada na abordagem qualitativa, foi ofertado, de forma online, um curso para 40 pessoas. Foram 36 inscritos, divididos entre docentes e licenciandos que ensinam ou ensinarão matemática. Desse número, 30 dos inscritos concluíram o curso, entre os quais 15 eram professores atuantes e 15 eram acadêmicos. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumento um questionário digital com três questões abertas. Os dados foram analisados por meio da técnica dos discursos do sujeito coletivo apenas com as respostas dos 15 licenciandos. Com as análises dos discursos, identificamos e analisamos as compreensões desse grupo de pessoas que estão em formação sobre as Metodologias Ativas focando a Metodologia de Projetos de Aprendizagem entrelaçados às tecnologias digitais, bem como as suas potencialidades de forma imbricada. Com isso, pudemos identificar importantes elementos: o uso adequado da Metodologia de Projetos de Aprendizagem; o entrelaço da metodologia com ferramentas tecnológicas digitais para potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática; a participação ativa dos alunos no processo educativo; e a escolha adequada de recursos e ferramentas para alcançar o objetivo de cada conteúdo e disciplina. Entender e estudar esses aspectos nos capacita a continuar preparando cidadãos para os avanços e desafios do século XXI.
Abstract: When we think of a 21st-century society, we reflect on a society that is in constant transformation, both in social, cultural, and technological aspects. This involvement implies the need to understand teacher training in relation to teaching practices, as well as the pedagogical use of active methodologies supported by digital technologies in 21st-century schools. In this sense, this research aims to understand: What pedagogical conceptions about active methodologies and digital technologies emerge in the collective discourses of future teachers who will teach mathematics? Supported by a qualitative approach, an online course was offered to 40 individuals, divided between in-service teachers and future teachers of mathematics, of whom 30 completed the course, including 15 active teachers and 15 undergraduate students. For data collection, a digital questionnaire with three open-ended questions was used, analyzed through the technique of Collective Subject Discourse (CSD). The discourse analysis allowed us to identify and analyze the understandings of this group in training, regarding active methodologies with a focus on project-based learning intertwined with digital technologies, as well as their interrelated potentials.
Palavras-chave: Metodologias ativas
active Methodologies
Metodologia de projetos de aprendizagem
project-based learning Methodology
Tecnologias ativas
digital Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Hessini Gabriela Marques de. Discursos coletivos de futuros(as) professores(as) que ensinarão matemática: concepções pedagógicas no entrelace entre metodologias e tecnologias. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6647
Data do documento: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HessiniGabrielaMarquesdeOliveira.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.