Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6654
Tipo: Dissertação
Título: Problemáticas, motivações e experiências em um curso de licenciatura em matemática no atravessamento da pandemia de Covid-19
Autor(es): Moura, Graziele Meneguetti de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
metadata.dc.contributor.referee1: Simões, Bruno dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Paulo Henrique
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir as problemáticas que futuros professores de Matemática tiveram em relação à formação docente no contexto da pandemia de COVID-19, bem como as motivações para a permanência no curso de Licenciatura em Matemática da UFGD. O material empírico foi construído por meio de duas fontes, a primeira, utilizando um formulário online respondido por 25 acadêmicos, contendo questões fechadas e abertas. As respostas foram analisadas por meio da leitura das respostas escritas, agrupando aquelas mais semelhantes e relacionando-as com as respostas fechadas. Os resultados permitiram traçar conexões entre as queixas levantadas pelos futuros professores e as questões evidenciadas por outras pesquisas sobre os desafios da formação inicial de professores e a evasão. O segundo conjunto de dados foi produzido a partir da constituição de um Grupo Focal (GF) com seis discentes do curso de Licenciatura em Matemática que desenvolveram uma etapa dos estudos durante a pandemia. Essas experiências foram narradas, transcritas e organizadas com base nas aproximações entre as falas e analisadas. A pesquisa identifica diferentes experiências relacionadas aos desafios enfrentados no curso, mas também destaca fatores que incentivam os discentes a permanecerem nele. Dessa forma, é possível trazer à tona aspectos que precisam de maior atenção, de modo a reconhecer e valorizar àqueles que têm contribuído com a formação docente, bem como para atrair novos professores e motivá-los a concluir o curso.
Abstract: This research aims to discuss the challenges faced by future Mathematics teachers regarding teacher education in the context of the COVID-19 pandemic, as well as the motivations for continuing in the Mathematics Teaching Degree program at UFGD. The empirical material was gathered from two sources. The first consisted of an online questionnaire answered by 25 students, containing both closed and open-ended questions. The responses were analyzed by reading the written answers, grouping similar ones, and relating them to the closed responses. The results enabled connections to be drawn between the concerns raised by future teachers and the issues highlighted in other studies on the challenges of initial teacher education and dropout rates. The second set of data was collected through a Focus Group (FG) consisting of six students from the Mathematics Teaching Degree program who completed part of their studies during the pandemic. Their experiences were narrated, transcribed, organized based on similarities in their statements, and subsequently analyzed. The study examines different experiences related to the challenges faced in the program but also highlights factors that encourage students to persist in their studies. Thus, it is possible to identify aspects that require greater attention, as well as to recognize and appreciate those that have contributed to teacher education, attracting new teachers and motivating them to complete the program.
Palavras-chave: Futuros professores
Future teachers
Licenciatura em Matemática
Mathematics Teaching Degree
Pandemia
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: MOURA, G. M. Problemáticas, motivações e experiências em um curso de licenciatura em matemática no atravessamento da pandemia de Covid-19. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6654
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GrazieleMeneguettideMoura - Embargado.docx.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.