Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6656
Tipo: Dissertação
Título: Experienciando um e-book: formar professores da pré-escola a partir dos conhecimentos especializados em matemática
Autor(es): Angelico, Lilian Siqueira e
Primeiro Orientador: Alencar, Edvonete Souza de
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Urrutia, Martha Cecilia Mosquera
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Adriana Marques de
metadata.dc.contributor.referee4: Gualandi, Jorge Henrique
Resumo: Este trabalho de natureza interventiva fez uma pesquisa-aplicação que utilizou a metodologia Design Based Research (DBR) para identificar como a criação de um e-book de literatura infantil e matemática contribuiu para os conhecimentos especializados em matemática de um grupo de professores da pré-escola. Dadas as dificuldades dos professores pedagogos em ensinar matemática, como discutem Passos (2005), Nacarato (2010) e Barbosa (2021), é preciso refletir acerca dos conhecimentos em matemática mobilizados por eles ao abordar conceitos matemáticos na pré-escola e refletir também sobre as maneiras para possibilitar que esses profissionais enfrentem as lacunas acumuladas desde o seu ensino básico e de sua formação inicial. Para esse propósito, o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) foi usado como teoria e metodologia de análise. Conforme Passos e Oliveira (2008), a literatura infantil pode ser um recurso para um ensino de matemática que englobe várias ideias e percepções. Especificamente na Pré-Escola, a literatura possibilita a elaboração de noções matemáticas de forma mais eficaz e prazerosa, criando situações de ensino para explorar a relação entre língua materna e matemática (Souza e Oliveira, 2010). Para o desenvolvimento desta investigação, foram feitas discussões com um grupo de professores da pré-escola da cidade de Dourados (MS). Utilizou-se um questionário de questões abertas para identificar o perfil e as concepções dos professores e, seguindo os ciclos da metodologia Design Based Research (DBR), foram levantadas discussões acerca de um croqui inicial de um livro infantil que envolve matemática. As respostas ao questionário e às discussões levantadas foram confrontadas com os domínios do MTSK e serviram para aprimorar a ideia inicial e produzir um e-book de literatura infantil envolvendo matemática, bem como contribuíram com os conhecimentos especializados em matemáticas dos professores da pré-escola.
Abstract: This interventional work conducted an application-research utilizing the Design Based Research (DBR) methodology to identify how the creation of a children's literature and mathematics e-book contributed to the specialized mathematics knowledge of a group of preschool teachers. Given the difficulties faced by pedagogical teachers in teaching mathematics, as discussed by Passos (2005), Nacarato (2010), and Barbosa (2021), it is necessary to reflect on the mathematical knowledge mobilized by them when addressing mathematical concepts in preschool and also to consider ways to enable these professionals to address the gaps accumulated since their basic education and initial training. For this purpose, the Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) framework was used as both the theoretical and analytical methodology. According to Passos and Oliveira (2008), children's literature can serve as a resource for mathematics teaching that encompasses various ideas and perceptions. Specifically, in preschool, literature can effectively and enjoyably develop mathematical notions, creating teaching situations that explore the relationship between the mother tongue and mathematics (Souza and Oliveira, 2010). To develop this investigation, discussions were held with a group of preschool teachers in the city of Dourados (MS). An open-ended questionnaire was employed to identify the teachers' profiles and conceptions. Following the cycles of the Design Based Research (DBR) methodology, discussions were initiated about an initial sketch of a children's book involving mathematics. The responses to the questionnaire and the ensuing discussions were compared with the MTSK domains, which served to refine the initial concept and produce an e-book of children's literature involving mathematics, as well as contributed to enhancing the specialized mathematics knowledge of the preschool teachers.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher training
Educação matemática
Mathematics education
Literatura infantil
Children's literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: ANGELICO, Lilian Siqueira. Experienciando um e-book: formar professores da pré-escola a partir dos conhecimentos especializados em matemática. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6656
Data do documento: 16-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LilianSiqueiraAngelico - Embargado.pdf49,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.