Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Tiago Dziekaniakpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770844451787872pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Elizabeth Matospt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Daniel da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Antiqueira, Liliane Silva dept_BR
dc.contributor.referee4Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.creatorOliveira, Marcio Brito dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476098523656284pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T19:29:14Zpt_BR
dc.date.available2025-04-23pt_BR
dc.date.available2025-09-25T19:29:14Zpt_BR
dc.date.issued2025-01-17pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcio Brito de. Narrativas do eu-professor coletivo-singular: reflexões sobre o processo de início da docência em matemática. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6658pt_BR
dc.description.abstractIn this research, we address the theme of teacher training, with an emphasis on the construction of the teacher's identity at the beginning of his/her career. The study focuses on the movement that encompasses the pedagogical practices that emerge from this process, seeking to understand how lived experiences influence pedagogical practice, with the following research problem: How is the collective-singular teacher-self constituted in the process of beginning to teach mathematics, driven by experience and the desire to innovate? Through the narratives of the author of this work, we seek to theorize the questions about the insecurities, challenges and innovations that arise in this initial period of teaching, especially in the context of teaching Mathematics and Sciences. The objectives of the study include: analyzing the experiences of a beginning teacher, reflecting on the pedagogical practices developed, and investigating the relationship between theoretical training and teaching practice. To develop the work, we adopted a qualitative approach as a methodology, focusing on narrative research. The analysis is done through writing narratives about one's own experience at school and in the coexistence with the subjects that constitute it. Through the study, it is possible to understand that the construction of teacher identity is a complex and multifaceted process, which involves emotions, social interactions, and the search for innovation. We identified that pedagogical practices, such as the development of a podcast by students, not only promote learning, but also strengthen the relationship between teacher and students, contributing to a more collaborative and engaged school environment.en
dc.description.resumoNa pesquisa abordamos a temática da formação docente, com ênfase na construção da identidade do professor no início de sua carreira. O estudo se concentra no movimento que engloba as práticas pedagógicas que emergem desse processo, buscando compreender como as experiências vividas influenciam a prática pedagógica tendo como problema de pesquisa: Como se constitui o eu-professor coletivo-singular no processo de início de docência em matemática movido pela experiência e a vontade de inovar? Através das narrativas do autor deste trabalho, buscamos teorizar as questões sobre as inseguranças, desafios e inovações que surgem nesse período inicial da docência, especialmente no contexto do ensino de Matemática e Ciências. Os objetivos do estudo incluem: analisar as experiências de um professor iniciante, refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e investigar a relação entre a formação teórica e a prática docente. Para o desenvolver do trabalho, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa, centrada na pesquisa narrativa. A análise é feita por meio da escrita de narrativas sobre a própria experiência em uma escola Estadual de Nova Alvorada do Sul – MS entre os anos 2023 a 2025 e na convivência com os sujeitos que a constituem. Com o estudo é possível compreender que a construção da identidade docente é um processo complexo e multifacetado, que envolve emoções, interações sociais e a busca por inovação. Identificamos que as práticas pedagógicas, como o desenvolvimento de um podcast pelos alunos, não apenas promovem a aprendizagem, mas também fortalecem a relação entre professor e estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais colaborativo e engajado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-25T19:29:14Z No. of bitstreams: 1 Marciobritodeoliveira.pdf: 13223592 bytes, checksum: 68f5fc8838fca431a173ccbadd7ff0dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T19:29:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marciobritodeoliveira.pdf: 13223592 bytes, checksum: 68f5fc8838fca431a173ccbadd7ff0dd (MD5) Previous issue date: 2025-01-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectEu-professorpt_BR
dc.subjectI-teacheren
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive Methodologiesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleNarrativas do eu-professor coletivo-singular: reflexões sobre o processo de início da docência em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marciobritodeoliveira.pdf12,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.