Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6658
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas do eu-professor coletivo-singular: reflexões sobre o processo de início da docência em matemática
Autor(es): Oliveira, Marcio Brito de
Primeiro Orientador: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Daniel da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Antiqueira, Liliane Silva de
metadata.dc.contributor.referee4: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
Resumo: Na pesquisa abordamos a temática da formação docente, com ênfase na construção da identidade do professor no início de sua carreira. O estudo se concentra no movimento que engloba as práticas pedagógicas que emergem desse processo, buscando compreender como as experiências vividas influenciam a prática pedagógica tendo como problema de pesquisa: Como se constitui o eu-professor coletivo-singular no processo de início de docência em matemática movido pela experiência e a vontade de inovar? Através das narrativas do autor deste trabalho, buscamos teorizar as questões sobre as inseguranças, desafios e inovações que surgem nesse período inicial da docência, especialmente no contexto do ensino de Matemática e Ciências. Os objetivos do estudo incluem: analisar as experiências de um professor iniciante, refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e investigar a relação entre a formação teórica e a prática docente. Para o desenvolver do trabalho, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa, centrada na pesquisa narrativa. A análise é feita por meio da escrita de narrativas sobre a própria experiência em uma escola Estadual de Nova Alvorada do Sul – MS entre os anos 2023 a 2025 e na convivência com os sujeitos que a constituem. Com o estudo é possível compreender que a construção da identidade docente é um processo complexo e multifacetado, que envolve emoções, interações sociais e a busca por inovação. Identificamos que as práticas pedagógicas, como o desenvolvimento de um podcast pelos alunos, não apenas promovem a aprendizagem, mas também fortalecem a relação entre professor e estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais colaborativo e engajado.
Abstract: In this research, we address the theme of teacher training, with an emphasis on the construction of the teacher's identity at the beginning of his/her career. The study focuses on the movement that encompasses the pedagogical practices that emerge from this process, seeking to understand how lived experiences influence pedagogical practice, with the following research problem: How is the collective-singular teacher-self constituted in the process of beginning to teach mathematics, driven by experience and the desire to innovate? Through the narratives of the author of this work, we seek to theorize the questions about the insecurities, challenges and innovations that arise in this initial period of teaching, especially in the context of teaching Mathematics and Sciences. The objectives of the study include: analyzing the experiences of a beginning teacher, reflecting on the pedagogical practices developed, and investigating the relationship between theoretical training and teaching practice. To develop the work, we adopted a qualitative approach as a methodology, focusing on narrative research. The analysis is done through writing narratives about one's own experience at school and in the coexistence with the subjects that constitute it. Through the study, it is possible to understand that the construction of teacher identity is a complex and multifaceted process, which involves emotions, social interactions, and the search for innovation. We identified that pedagogical practices, such as the development of a podcast by students, not only promote learning, but also strengthen the relationship between teacher and students, contributing to a more collaborative and engaged school environment.
Palavras-chave: Narrativa
Narrative
Eu-professor
I-teacher
Metodologias ativas
Active Methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Marcio Brito de. Narrativas do eu-professor coletivo-singular: reflexões sobre o processo de início da docência em matemática. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6658
Data do documento: 17-Jan-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marciobritodeoliveira.pdf12,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.