Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alencar, Edvonete Souza de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7580068291554336 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, José Wilson dos | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0055361567122094 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Elizabeth Matos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gualandi, Jorge Henrique | pt_BR |
dc.creator | Tomascheski, Tchaila Regina Santino | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3145712558306529 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T20:08:24Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-22 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-25T20:08:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-22 | pt_BR |
dc.identifier.citation | TOMASCHESKI, T. R. S. Educação paraguaia e os conhecimentos especializados do professor que ensina matemática: compreensões emergentes do currículo prescrito ao manual didático do quarto ano. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6661 | pt_BR |
dc.description.abstract | When considering our country and its border regions with Paraguay and the influences of one country on another in the educational sphere, it is necessary to have knowledge about the educational development of Paraguay, since it is observed that there is a lack of research on this theme. This master's research carried out in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching, is a qualitative of the type Documentary investigation defined by Phillips, we elaborate the structure organizing it in multipaper format composed of three articles, which allow usto develop specific discussions, which aim to answer the question of how the prescribed Paraguayan curricula are presented and verify what evidence of the specialized knowledge of the teacher of Mathematics emerge from the textbook of the 4th year of basic education. In the first article, we conducted a study on Paraguayan education, its education system and the prescribed curriculum in force. The second and third articles are a methodological study of documentary research based on Ludke and André, in article two we analyze which specialized knowledge of the teacher emerges in the geometry unit and in article three we analyze which specialized knowledge to teach arithmetic is present in the didactic manual. We analyzed the didactic manual of the Ñepytyvõ Rekávodo 4th grade collection, using as a theoretical lens the Carrillo model, Mathematics Teacher's Specialised Knowledge (MTSK), to which weverified and classified in its six subdomains the teacher's specialized knowledge that emerges from the didactic manual in the units of geometry and arithmetic. In conclusion to the analyses, we observed the need for the teacher to have mastery and understand the specific representations of each mathematical content combined with the ability to transmit them in a clear and accessible way, because at some moments in the didactic manual the approach to the content is made in a way that induces error, for not having had a complete explanation and even exercises where the resolution is presented incorrectly or with a double answer. | en |
dc.description.resumo | Ao considerarmos nosso país e suas regiões de fronteira com o Paraguai e as influências de um país sobre o outro no âmbito educacional, faz-se necessário ter conhecimento sobre o desenvolvimento educacional do Paraguai, uma vez que se observa a esassez de pesquisa sobre essa temática. Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, trata-se de uma qualitativa do tipo Investigação documental definida por Phillips, elaboramos a estrutura organizando-a em formato multipaper composta por três artigos, que nos possibilitam desenvolver discussões específicas, que objetivam responder à questão de como são apresentados os currículos prescritos paraguaios e verificar quais evidencias do conhecimento especializado do professor de matemática emergem do manual didático do 4º ano do ensino básico. No primeiro artigo, realizamos um estudo sobre a educação Paraguaia, seu sistema de ensino e o currículo prescrito em vigor. O segundo e o terceiro artigo tratam-se de um estudo metodológico de pesquisa documental fundamentada em Ludke e André, no artigo dois analisamos quais conhecimentos especializados do professor emergem na unidade de geometria e no artigo três analisamos quais os conhecimentos especializados para se ensinar aritmética estão presentes no manual didático. Analisamos o manual didático da coleção Ñepytyvõ Rekávodo 4º ano, utilizando como lente teórica o modelo de Carrillo, Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK), ao qual verificamos e classificamos em seus seis subdomínios os conhecimentos especializados do professor que emergem do manual didático nas unidades de geometria e aritmética. Em conclusão às análises observamos a necessidade de que o professor tenha domínio e compreenda as representações específicas de cada conteúdo matemático aliados à capacidade de transmiti-los de forma clara e acessível, pois em alguns momentos no manual didático a abordagem do conteúdo é feita de forma que induz ao erro, por não ter tido uma explicação completa e até exercícios onde a resolução é apresentada de maneira incorreta ou com dupla resposta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-25T20:08:24Z No. of bitstreams: 1 TchailaReginaSantinoTomascheski.pdf: 1110857 bytes, checksum: a37022a92104f7dd340ef37616a202cb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-25T20:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TchailaReginaSantinoTomascheski.pdf: 1110857 bytes, checksum: a37022a92104f7dd340ef37616a202cb (MD5) Previous issue date: 2024-11-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Paraguaia | pt_BR |
dc.subject | Paraguayan Education | en |
dc.subject | Manual didático | pt_BR |
dc.subject | Didactic manual | en |
dc.subject | MTSK | pt_BR |
dc.subject | MTSK | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Educação paraguaia e os conhecimentos especializados do professor que ensina matemática: compreensões emergentes do currículo prescrito ao manual didático do quarto ano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TchailaReginaSantinoTomascheski.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.