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Tipo: Tese
Título: Práticas de escritas no cine-clube teresinense: uma educação dos sentidos e das sensibilidades (1962-1990)
Autor(es): Silva, Arlene Maria Ribeiro
Primeiro Orientador: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee1: Gusmão, Milene de Cássia Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee4: Furtado, Alessandra Cristina
Resumo: Esta tese de Doutorado em Educação teve como fonte e objeto de pesquisa os escritos produzidos pelos membros do Cine-Clube Teresinense (CCT) nas formas gráfica, datilografada, manuscrita e impressa para a imprensa entre 1962 e 1990. Como problema central deste estudo indaga-se: As práticas de escritas produzidas pelos membros do Cine-Clube Teresinense revelam a educação dos sentidos e das sensibilidades para e pelo cinema? Com o intuito de responder a essa pergunta propõe-se o objetivo geral: Investigar as práticas, a materialidade e os contextos de produção/divulgação dos elementos das culturas escritas produzidos, entre 1962 e 1990, pelos membros do Cine-Clube Teresinense para a educação dos sentidos e das sensibilidades. O referencial teórico se apoiou na História social das Culturas Escritas em Castillo Gómez (2020) e na Educação dos Sentidos e das Sensibilidades em Taborda de Oliveira (2012). A metodologia de pesquisa qualitativa teve caráter documental. A organização das fontes compete aos procedimentos da análise de conteúdo, em Bardin (2020), dos paradigmas indiciários de Ginzburg (2003) e operação historiográfica (Certeau, 2020). As fontes complementares, além dos documentos originais, foram as encíclicas papais sobre cinema e publicações sobre a relação entre Igreja Católica e Cinema no Brasil. A relevância dessa pesquisa justificou-se pela necessidade de estudar as culturas escritas elaboradas por membros do cineclube para identificação das práticas envolvidas na relação entre cinema, Igreja e educação da época, a formação dos próprios cineclubistas e como construíam esses conhecimentos e os disseminaram. A análise dos escritos elaborados no CCT revela uma educação dos sentidos e das sensibilidades, permeada por ideais católicos, a qual influenciou cineclubistas e público da sociedade teresinense, enaltecendo a relevância de uma prática histórica para e pelo do cinema.
Abstract: This doctorate thesis in Education was based on the writing produces by the Cine-Clube Teresinense (CCT) members into graphic, typewritten, handwritten and printed forms for the press, from 1962 to 1990. The central problem of this study is: Do the writing practices produced by the Cine-Clube Teresinense members reveal the Education of Senses and Sensibilities? In order to answer this question, were proposed the following general objective: to investigate the practices, materiality and production/dissemination elements contexts of written culture produced from 1962 to 1990 by the members of the Teresinense Cine-Club for the education of the senses and sensibilities. The theoretical framework was based on Castillo Gómez Social History of Written Cultures (2020) and Taborda de Oliveira Education of the Senses and Sensibilities (2012). The nature qualitative research methodology was documentary. The sources were organized according to Bardin (2020) content analysis, Ginzburg (2003) indicative paradigms and Certeau (2020) historiographical operations. The complementary sources, in addition to the original documents, were the papal encyclicals on cinema and publications on the relationship between the Catholic Church and Cinema in Brazil. The relevance of this research was justified by needing to study the written cultures elaborated by members of the film club in order to identify the practices involved in the relationship between cinema, the Church and education at the time, the formation of the film clubs themselves, and own history. The analysis of the writings produced at the CCT revealed an education of the senses and sensibilities, permeated by Catholic ideals, which influenced film club members and the public in Teresina, evidences there to and a historical practice relevance for and through the cinema.
Palavras-chave: Culturas escritas
Written cultures
Cineclube
Film club
Cinema e educação
Cinema and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Arlene Maria Ribeiro. Práticas de escritas no cine-clube teresinense: uma educação dos sentidos e das sensibilidades (1962-1990). 2025. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6682
Data do documento: 13-Jun-2025
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