Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6696
Tipo: | Dissertação |
Título: | O impacto da implantação do projeto de educação do campo em tempo integral na Escola Ernesto Che Guevara - Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra-MT. |
Autor(es): | Durâes, Rúbia Nara Ferreira |
Primeiro Orientador: | Ramos, Antonio Dari |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Oliveira, Adilson Vagner de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sangalli, Andreia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Adilson Vagner de |
Resumo: | Este artigo analisa a percepção de professores sobre a implantação do Programa de Ensino em Tempo Integral em escolas do campo, com foco nos desafios pedagógicos, estruturais e sociais enfrentados durante sua implementação. A investigação fundamenta-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental., e o Ensino Médio no C.M.E. Ernesto Che Guevara localizado no Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra, MT. Os resultados indicam que, embora a ampliação do tempo escolar tenha proporcionado avanços significativos, como o aumento do acesso a atividades culturais e esportivas, melhorias na infraestrutura física, maior interação entre docentes e discentes, aprimoramento do desempenho acadêmico e fortalecimento do protagonismo estudantil, também foram identificados desafios. Entre eles, destacam-se a sobrecarga de atividades, o cansaço físico e mental dos estudantes, o distanciamento em relação à comunidade e a tendência de alguns pais transferirem integralmente à escola a responsabilidade pela formação dos filhos. O estudo revela que, para que a educação integral cumpra efetivamente seu papel transformador, é fundamental adotar uma abordagem sensível às especificidades do território, articulada à análise das diretrizes do Programa de Ensino em Tempo Integral. Os resultados evidenciam tensões entre as orientações oficiais e as realidades vivenciadas nas comunidades locais, apontando para um processo de adaptação que, embora tenha promovido avanços como a ampliação da infraestrutura física, a contratação de novos profissionais e o fortalecimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, ainda enfrenta resistências. Conclui-se que a efetividade do Programa de Ensino em Tempo Integral na Educação do Campo está diretamente relacionada à formulação e implementação de políticas públicas que contemplem a participação ativa dos professores, da gestão escolar, da comunidade local e dos discentes. Tais políticas devem estar orientadas pelo reconhecimento e valorização das especificidades que caracterizam a realidade do campo, constituindo-se como elementos fundamentais para o êxito e a sustentabilidade da proposta educativa. |
Abstract: | This article analyzes teachers’ perceptions regarding the implementation of the Full-Time Education Program in rural schools, focusing on the pedagogical, structural, and social challenges faced during its execution. The investigation is based on semi-structured interviews conducted with teachers working in Early Childhood Education and in the initial and final years of Elementary Education, as well as in High School, at C.M.E. Ernesto Che Guevara, located in the Antônio Conselheiro Settlement in Tangará da Serra, MT. The results indicate that, although the extension of school hours has provided significant advances—such as increased access to cultural and sports activities, improvements in physical infrastructure, greater interaction between teachers and students, enhancement of academic performance, and strengthening of student protagonism—challenges were also identified. Among these are the overload of activities, students’ physical and mental fatigue, distancing from the community, and the tendency of some parents to entirely transfer responsibility for their children’s education to the school. The study reveals that, for full-time education to effectively fulfill its transformative role, it is essential to adopt an approach sensitive to the specificities of the territory, aligned with an analysis of the guidelines of the Full-Time Education Program. The findings highlight tensions between official directives and the realities experienced in local communities, pointing to an adaptation process that, although it has promoted advances such as the expansion of physical infrastructure, the hiring of new professionals, and the strengthening of more inclusive pedagogical practices, still faces resistance. It is concluded that the effectiveness of the Full-Time Education Program in Rural Education is directly related to the formulation and implementation of public policies that ensure the active participation of teachers, school management, the local community, and students. Such policies must be guided by the recognition and appreciation of the specific characteristics that define the rural context, establishing themselves as fundamental elements for the success and sustainability of the educational proposal. |
Palavras-chave: | Educação do campo Rural Education Escola em tempo integral Full-Time School Políticas públicas Public Policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade Intercultural Indígena |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade |
Citação: | DURÃES, Rúbia Nara Ferreira. O impacto da implantação do projeto de educação do campo em tempo integral na Escola Ernesto Che Guevara - Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra-MT. 2025. 69. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6696 |
Data do documento: | 6-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RubiaNaraFerreiraDurâes.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.