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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6701| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O papel da agroecologia na escola do campo para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade no assentamento Geraldo Garcia |
| Autor(es): | Silva, Natanael Martins da |
| Primeiro Orientador: | Yamazaki, Regiane Magalhães de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Camacho, Rodrigo Simão |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Camacho, Rodrigo Simão |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Antônio Dari |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, José Roberto Rodrigues de |
| Resumo: | Serão enfatizados neste trabalho os ciclos econômicos que tiveram início com a colonização do Brasil pelos portugueses. Abordaremos os impactos causados por cada um dos “ciclos”, sendo os ambientais, culturais e sociais. Em relação aos impactos ambientais, daremos ênfase a perda vegetal provocada pela extração de recursos naturais de maneira desordenada que ocorreu e continua ocorrendo em todo território brasileiro. Mostraremos que este processo teve reflexos direto nas populações existentes nesse território, através de mão de obra escrava e barata e também na destruição da cultura desses povos, com a imposição da cultura europeia pelos colonizadores. A invasão dos territórios indígenas é uma situação de destaque, onde mostra toda a ação de garimpeiros de maneira ilegal, causando impactos graves para a saúde e a cultura dos povos Yanomamis. Serão abordados temas como: a conquista do assentamento Geraldo Garcia em Sidrolândia MS, a luta e resistência das famílias para continuarem em busca de uma vida digna e sustentável, com foco nos valores culturais, sociais e ambientais. Tema como a igualdade de gênero também é abordado, para discutir a importância da mulher, tanto quanto o homem no processo de agricultura camponesa. A Educação do Campo entra como protagonista, fazendo a interlocução junto à comunidade para mostrar a importância do projeto de uma produção sustentável de maneira soberana para a população local. Abordaremos também sobre a relevância da Educação do Campo dentro do processo de Reforma Agrária, com o objetivo no resgate dos princípios sociais, culturais e ambientais da mulher e do homem do campo, com foco em um projeto de agricultura familiar de base sustentável. |
| Abstract: | This paper will emphasize the economic cycles that began with the colonization of Brazil by the Portuguese. We will address the impacts caused by each of the “cycles”, namely environmental, cultural and social. Regarding environmental impacts, we will emphasize the loss of vegetation caused by the disorderly extraction of natural resources that occurred and continues to occur throughout Brazilian territory. We will show that this process had direct repercussions on the populations existing in this territory, through cheap slave labor and also in the destruction of the culture of these people, with the imposition of European culture by the colonizers. The invasion of indigenous territories is a prominent situation, which shows all the actions of illegal miners, causing serious impacts on the health and culture of the Yanomami people. Topics will be addressed such as: the conquest of the Geraldo Garcia settlement in Sidrolândia MS, the struggle and resistance of families to continue in search of a dignified and sustainable life, with a focus on cultural, social and environmental values. The topic of gender equality is also addressed, to discuss the importance of women, as much as men, in the process of peasant agriculture. Rural Education plays a leading role, acting as a liaison with the community to demonstrate the importance of a sustainable production project in a sovereign manner for the local population. We will also address the relevance of Rural Education within the Agrarian Reform process, with the aim of rescuing the social, cultural and environmental principles of rural women and men, with a focus on a sustainable family farming project. |
| Palavras-chave: | Questão ambiental Environmental Issues Agroecologia Agroecology Escola do campo Rural School |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
| Sigla da Instituição: | UFGD |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade Intercultural Indígena |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade |
| Citação: | SILVA, Natanael Martins da. O papel da agroecologia na escola do campo para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade no assentamento Geraldo Garcia. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6701 |
| Data do documento: | 2-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
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