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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Políticas públicas e priorização na escolha de modais de transportes para escoamento da produção agrícola Sul-Mato-Grossense
metadata.dc.creator: Castro, Danilo Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, João Gilberto Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Vendrametto, Oduvaldo
metadata.dc.description.resumo: O Agronegócio representa aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Este importante segmento da economia pode ser o responsável pelos superávits da balança comercial através de exportações de diversos produtos como café, milho e soja. Atualmente, as tecnologias aplicadas nas lavouras brasileiras provêm de pesquisas avançadas que mostram o quanto se evoluiu nesta área com produções recordes, acompanhadas com ganho de eficiência. Entretanto, a produção agrícola perde em competitividade quando o assunto é a infraestrutura logística. A falta de unidades armazenadoras e utilização desbalanceada dos modos de transportes aliados à má qualidade das vias prejudicam o escoamento dos produtos agrícolas e aumentam o chamado “Custo Brasil”. Partindo desta premissa, o objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir as principais políticas públicas relacionadas aos modais de transportes para o estado de Mato Grosso do Sul, além de propor um sistema de tomada de decisão, por meio da priorização do sistema de transporte de grãos considerando: confiabilidade, capacidade, disponibilidade, velocidade e frequência. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se de bases científicas e governamentais para identificar as principais políticas públicas e também opiniões de especialistas em logística para entender a utilização e escolha dos modos de transportes de grãos. Os resultados da pesquisa apresentam que o estado de Mato Grosso do Sul tende a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Programa de Investimentos em Logística – PIL e o Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, mesmo que muitos projetos encontrem-se atrasados e sem viabilidade técnico-econômica. A partir destas políticas, com a etapa de priorização dos modais de transportes, a pesquisa apontou que o modal rodoviário ainda é considerado o sistema de transporte com maior benefício encontrado quando comparado com os modos ferroviário e hidroviário, mesmo com custos de fretes elevados.
Abstract: Agribusiness represents one-third of the Brazilian Gross Domestic Product (GDP). This important economic segment may be the responsible for the trade balance surplus as a result from the exploitation of several products like coffee, corn and soybean. Currently, the technologies applied to Brazilian plantations come from advanced researches that show the country reaching record productions with efficiency gain. Currently, the technologies applied to Brazilian plantations come from advanced researches that show the country reaching record productions with efficiency gain. However, agricultural production loses the competition on productivity when it comes to logistic infrastructure. The lack of storage units and the unbridled use of transportation modes bonded to the bad condition of the highways harm the production flow, besides increasing the “Custo Brazil” [Brazilian Cost – this is a jargon in economics referring to a set of factors that affect the competitiveness and efficiency of national industry]. The aim of this work is to point out and discuss the main public policies related to transportation modes in Mato Grosso do Sul state, as well as to propose a system of decision-making to establish the preference of grains transportation systems considering: reliability, capacity, availability, velocity and frequence. This research was conducted using the scientific and governmental basis to identify the main public policies. At the same time, opinions from experts in logistics to better understand the utilization of transportation modes of grains. The results showed that Mato Grosso do Sul state tends to receive financial investments from the governmental programs - Growth Acceleration Programs (PAC), Logistics Investment Program (PIL) and National Plan for Logistics and Transportation (PNLT), even if such programs are old and with no technical and economicfinancial feasibility. This work conclude that highway transportation, even presenting the higher taxes, are still considered the best options when compared with railway and waterway systems.
Keywords: Logística
Logistic
Transporte - política pública
Transport - Public policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citation: CASTRO, Danilo Medeiros de. Políticas públicas e priorização na escolha de modais de transportes para escoamento da produção agrícola Sul-Mato-Grossense. 115. 139 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/686
Issue Date: 5-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Agronegócios

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