Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/86
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Docente afrobrasileiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: memórias escolares
metadata.dc.creator: Garcia, Hagrayzs Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Muller, Maria Lúcia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho está inserido no campo das abordagens da história da educação brasileira e reflete sobre a história, memória e identidade de sujeitos escolares. Numa perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia e Educação, por meio do uso de fontes orais, analisa, por meio de memórias de docentes afrobrasileiros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a relação entre a memória de suas trajetórias escolares e sua identidade profissional, enquanto docentes universitários afrobrasileiros. Um dos principais objetivos foi refletir acerca das clivagens de afro-descendência na memória escolar e identidade profissional destes professores, bem como relacioná-las a participação política destes sujeitos, no decorrer de sua trajetória, sobretudo enquanto docentes da maior e mais antiga universidade do estado de Mato Grosso do Sul. As reflexões levaram ao dimensionamento de, em que medida, memória, identidade e etnicidade estão relacionadas na formação e identidade docente.
Abstract: This paper is inserted in the field of Brazilian Education History and reflects about the history, memory and identity of school subjects. Its analyses was taken by the memories from the afro-Brazilian descents at Federal University of Mato Grosso do Sul, in a multidisciplinary perspective among History, Sociology and Education, besides using oral sources, the relation between their school background and their professional identity, as Afro Brazilian university teachers. One of the main targets was to reflect about the cleavages between Afro-descents school memories and professional identity of these teachers, as well as relate them to their political participation along their career, as teachers of the biggest and most ancient university of the State of Mato Grossodo Sul, Brazil. These reflections led to the dimension, as memory, identity and ethnicity, are related to the teaching identity and education.
Keywords: Educação - história
Educational history
Educação superior (Mato Grosso do Sul)
Higher education (Mato Grosso do Sul, Brazil)
Professores afro-brasileiros
Afro-Brazilian teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: GARCIA, Hagrayzs Rosa. O Docente afrobrasileiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: memórias escolares. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/86
Issue Date: 8-Apr-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HagrayzsRosaGarcia.pdf646,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.