Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/93
Tipo: Dissertação
Título: O Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação
Autor(es): Sá, Michele Aparecida de
Primeiro Orientador: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Caiado, Katia Regina Moreno
metadata.dc.contributor.referee2: Suttana, Renato Nésio
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os alunos com deficiência visual e as ações da gestão educacional para o atendimento às necessidades educacionais especiais da população indígena com deficiência visual. Os objetivos específicos resultaram: a) Mapear a deficiência visual entre escolares indígenas Guarani e Kaiowá da Região da Grande Dourados; b) Identificar e descrever as necessidades específicas e educativas dos escolares indígenas com deficiência visual; c) Caracterizar as ações das políticas municipais para a inclusão escolar de alunos indígenas com deficiência visual no ensino regular; d) Descrever e analisar as ações e estratégias utilizadas pela gestão escolar para garantia do direito à educação e à inclusão educacional nos municípios estudados. Para tanto, adotou-se neste estudo, procedimentos da pesquisa quantitativa e qualitativa: revisão bibliográfica sobre a temática, estudo documental e observação de campo. A pesquisa quantitativa foi utilizada para o estudo da incidência e casuística da deficiência visual entre escolares indígenas. Optou-se por entrevistas semi estruturadas realizada com gestores. Os documentos foram utilizados no sentido de analisar as diretrizes para inclusão educacional, as orientações sobre o Atendimento Educacional Especializado e elaboração do projeto político pedagógico tendo em vista o atendimento às necessidades específicas e educacionais especiais da população estudada. Concluiu-se nesse estudo que a efetivação do direito à educação e o sucesso dos escolares com deficiência visual na escola indígena diferenciada, envolvem: o acesso; a permanência com qualidade; a apropriação do conhecimento; a construção da interface com a Educação Especial; a garantia do AEE com apoio e suporte aos professores indígenas em sala de aula, apoio e suporte aos pais e família extensa; a elaboração do Projeto Político Pedagógico. Propostas estas que deverão ser construídas com base nas necessidades específicas dos escolares com deficiência visual e nos aspectos culturais desse povo.
Palavras-chave: Gestão escolar
School administration
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Deficiência visual
Visual impairments
Educação especial
Special education
Educação inclusiva
Inclusive education
Inclusão
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SÁ, Michele Aparecida de. O Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/93
Data do documento: 10-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicheleAparecidadeSa.pdf530,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.