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Tipo: Dissertação
Título: A Formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional Cone Sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenas
Título(s) alternativo(s): The Training of Guarani and Kaiowá teachers in the ethnoeducational territory of the Southern Cone: public policies strengthening indigenous school
Autor(es): Souza, Iane de
Primeiro Orientador: Moura, Noemia dos Santos Pereira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo produzir a etnografia da construção dos cursos de Magistério Ára Verá e Licenciatura Intercultural Teko Arandu e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade PIBID D, enquanto políticas públicas para a formação de professores indígenas e que, consequentemente, fortaleceu as Escolas Indígenas. Pretendi evidenciar o envolvimento e o protagonismo indígena do Movimento de Professores Indígenas Guarani e Kaiowá (MPGK) em sintonia com o Movimento Indígena nacional, na construção dos marcos legais, que criaram a Educação Escolar Indígena (EEI), e todas as demais políticas públicas que foram desenvolvidas no Estado de Mato Grosso do Sul até na atualidade. Demonstrei como no processo de institucionalização da EEI, no Território Etnoeducacional do Cone Sul (TEE Cone Sul), foram se formando os intelectuais indígenas que se constituira em novas referências nas comunidades indígenas. Essas políticas foram pautando o Estado no tocante à valorização dos professores indígenas. Por fim, o propósito maior foi trazer à tona o processo que ainda está sendo gestado no âmbito das instituições responsáveis por executar a política de EEI, a partir de um olhar mais profundo sobre a Licenciatura Intercultural Teko Arandu e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade (PIBID D).
Abstract: The objective of this work is to produce the ethnography of the construction of the courses of Magisterium Ára Verá and the Teko Arandu Intercultural Graduation and the Institutional Program of Initiatives for Teaching - Diversity PIBID D, as public policies for the training of indigenous teachers and, consequently, strengthened the Indigenous Schools. I intend to highlight the involvement and protagonism of the Guarani and Kaiowá Indigenous Teachers Movement (MPGK) in harmony with the National Indigenous Movement, in the construction of legal frameworks that created Indigenous School Education (IEE), and all other public policies that were developed in the State of Mato Grosso do Sul until nowadays. I demonstrated how in the process of institutionalization of the IEE, in the Ethnoeducational Territory of the Southern Cone (TEE Southern Cone), the indigenous intellectuals were formed, which became new references in the indigenous communities. These policies were based on the State regarding the valorization of indigenous teachers. Finally, the main purpose was to bring to light the process that is still being developed within the institutions responsible for implementing the IEE policy, from a deeper look at the Licenciatura Intercultural Teko Arandu Baccalaureate and the Institutional Scholarship Initiation Program to Teaching - Diversity (PIBID D).
Palavras-chave: Políticas públicas
State policy
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
Povos indígenas - Kaiowá
Indigenous peoples - Kaiowá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: SOUZA, Iane de. A Formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional Cone Sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenas. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Data do documento: 31-Ago-2017
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