Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MS
Autor(es): Meira, Francieli de Oliveira
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas
metadata.dc.contributor.referee2: Landa, Beatriz dos Santos
Resumo: Esta dissertação apresenta como foco central de estudo o ensino de Geografia no contexto da Educação Escolar Indígena nas escolas da Terra Indígena de Nioaque/MS. Com base na revisão bibliográfica, discorremos como vem se constituindo as políticas públicas voltadas a escolarização dos povos indígenas no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, procurando problematizar essas políticas e questionando sua aplicabilidade nas escolas indígenas. Apresentamos um histórico sobre a formação da Terra Indígena de Nioaque e a inserção da Educação Escolar. Destacamos que a interculturalidade é um dos principais conceitos abordados nos Referenciais Curriculares Nacionais e nos projetos de Educação Escolar Indígena lançados no Brasil. Assim, nosso interesse principal foi analisar em que medida o ensino de Geografia vem contribuindo para a Educação Escolar Intercultural nas comunidades indígenas Terena. A pesquisa foi realizada a partir de visitas e coleta de dados em duas escolas: Escola Municipal Indígena 31 de Março e suas extensões e a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente. Realizamos análise dos projetos pedagógicos dessas escolas, entrevistas com os professores de Geografia, coordenadores e diretores. Identificamos que a compreensão sobre interculturalidade ainda é bastante incipiente entre sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das escolas pesquisadas. Também identificamos que algumas práticas no ensino de Geografia realizadas nessas escolas possibilitam pensarmos em aproximações com a interculturalidade.
Abstract: This dissertation presents as a central focus of study the teaching of Geography in the context of Indigenous School Education in Indigenous Land schools of Nioaque/MS. Based on the literature review, we discuss how the public policies has constituted the education in relation to the indigenous people in Brazil and Mato Grosso do Sul, seeking to problematize such policies and question their applicability in indigenous schools. We present a historic formation of the Indigenous Land in Nioaque and the inclusion of the school education. We highlighted that interculturalism is one of the main concepts addressed in the National Curriculum Benchmark and in the Indigenous Education projects launched in Brazil. Therefore, our main interest was to analyze to what extent the Geography teaching has contributed to the Intercultural School Education in Terena indigenous communities. The research was carried out through visits and data collection in two schools: The Indigenous Municipal School 31 de Março and its extensions and The Indigenous State High School Angelina Vicente. We performed an analysis of the pedagogical projects of both schools and interviews with the geography teachers, educational coordinators and school principals. We identified that the understanding of interculturalism is still incipient among people who are involved in the teaching-learning process in the surveyed schools. We also identified that some practices in Geography teaching in these schools enable us to think about approaches with the interculturalism.
Palavras-chave: Povos indígenas - Terena
Indigenous peoples - Terena
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Relações culturais
Cultural relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: MEIRA, Francieli de Oliveira. O Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MS. 2016. 138 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432
Data do documento: 20-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancieliOliveiraMeira.pdf6,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.