Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MS |
Autor(es): | Meira, Francieli de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Douglas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Landa, Beatriz dos Santos |
Resumo: | Esta dissertação apresenta como foco central de estudo o ensino de Geografia no contexto da Educação Escolar Indígena nas escolas da Terra Indígena de Nioaque/MS. Com base na revisão bibliográfica, discorremos como vem se constituindo as políticas públicas voltadas a escolarização dos povos indígenas no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, procurando problematizar essas políticas e questionando sua aplicabilidade nas escolas indígenas. Apresentamos um histórico sobre a formação da Terra Indígena de Nioaque e a inserção da Educação Escolar. Destacamos que a interculturalidade é um dos principais conceitos abordados nos Referenciais Curriculares Nacionais e nos projetos de Educação Escolar Indígena lançados no Brasil. Assim, nosso interesse principal foi analisar em que medida o ensino de Geografia vem contribuindo para a Educação Escolar Intercultural nas comunidades indígenas Terena. A pesquisa foi realizada a partir de visitas e coleta de dados em duas escolas: Escola Municipal Indígena 31 de Março e suas extensões e a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente. Realizamos análise dos projetos pedagógicos dessas escolas, entrevistas com os professores de Geografia, coordenadores e diretores. Identificamos que a compreensão sobre interculturalidade ainda é bastante incipiente entre sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das escolas pesquisadas. Também identificamos que algumas práticas no ensino de Geografia realizadas nessas escolas possibilitam pensarmos em aproximações com a interculturalidade. |
Abstract: | This dissertation presents as a central focus of study the teaching of Geography in the context of Indigenous School Education in Indigenous Land schools of Nioaque/MS. Based on the literature review, we discuss how the public policies has constituted the education in relation to the indigenous people in Brazil and Mato Grosso do Sul, seeking to problematize such policies and question their applicability in indigenous schools. We present a historic formation of the Indigenous Land in Nioaque and the inclusion of the school education. We highlighted that interculturalism is one of the main concepts addressed in the National Curriculum Benchmark and in the Indigenous Education projects launched in Brazil. Therefore, our main interest was to analyze to what extent the Geography teaching has contributed to the Intercultural School Education in Terena indigenous communities. The research was carried out through visits and data collection in two schools: The Indigenous Municipal School 31 de Março and its extensions and The Indigenous State High School Angelina Vicente. We performed an analysis of the pedagogical projects of both schools and interviews with the geography teachers, educational coordinators and school principals. We identified that the understanding of interculturalism is still incipient among people who are involved in the teaching-learning process in the surveyed schools. We also identified that some practices in Geography teaching in these schools enable us to think about approaches with the interculturalism. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - Terena Indigenous peoples - Terena Povos indígenas - educação Indigenous peoples - Education Geografia - ensino e aprendizagem Geography - Study and teaching Relações culturais Cultural relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | MEIRA, Francieli de Oliveira. O Ensino de geografia nas escolas indígenas de Nioaque/MS. 2016. 138 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1432 |
Data do documento: | 20-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrancieliOliveiraMeira.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.