Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Composição nutricional e potencial agroalimentar de plantas alimentícias não convencionais
Autor(es): Oliveira, Elaine Florinda Rodrigues de
Primeiro Orientador: Sanjinez-Argandoña, Eliana Janet
Resumo: As plantas alimentícias não convencionais também conhecidas como PANCs são plantas chamadas “daninhas”, muito geralmente desprezadas, no entanto apresentam grande potencial para a alimentação humana. O objetivo do estudo foi determinar a composição nutricional de cinco espécies de plantas alimentícias não convencionais e avaliar suas potencialidades de aplicação no setor agroalimentar. Folhas de Assa Peixe (Vernonia polysphaera), Moringa (Moringa oleifera), Peixinho da horta (Stachys byzantina), Taioba (Xanthosoma sagittifolium L.) e cálices de Rosela (Hibiscus sabdariffae L.), foram colhidas no Horto da Universidade Federal da Grande Dourados. Foram determinados os constituintes químicos, a atividade de água, sólidos solúveis, acidez, pH e cor. Também foram elaboradas as declarações nutricionais. Os resultados mostraram altos valores de fibras e de minerais para todas as espécies. Porém o assa peixe apresentou maior conteúdo de fibras, minerais, carboidratos e valor energético, seguido da rosela. A cor predominante das folhas foi o verde e no cálice de rosela o vermelho bordô. Todas as PANCs apresentaram potencial de inserção em produtos alimentícios e podem suprir as necessidades diárias de fibras e minerais necessárias na dieta de um indivíduo adulto. Contudo devem ser caracterizados os minerais para sua efetiva contribuição.
Palavras-chave: Bromatologia
Bromatology
Moringa oleifera
Hibiscus sabdariffa
Stachys byzantina
Vernonia polysphaera
Xanthosoma sagittifolium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: OLIVEIRA, Elaine Florinda Rodrigues de. Composição nutricional e potencial agroalimentar de plantas alimentícias não convencionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2876
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineFlorindaRodriguesdeOliveira.pdf690,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.