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Tipo: Dissertação
Título: A Violência praticada pelos alunos contra os docentes da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Violence practiced by students against teachers from the public teaching network of the state of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Paiva, Sandro Ramos
Primeiro Orientador: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Taques, Marcelo José
Resumo: Conceituar violência nas escolas é muito difícil. Entretanto, apesar das dificuldades, é possível prever a incidência de violência contra o professor, estabelecendo-se parâmetros, sendo diretamente proposto, por dados reais de escolas públicas, através de dados estatísticos, para se descobrir os motivos que causam a violência. Por se tornar um tema polêmico e preocupante no país, o objetivo desta pesquisa é discutir ações e atos que levam à violência nas escolas no período contemporâneo – a violência praticada pelos alunos contra os docentes na rede pública de ensino no estado de Mato Grosso do Sul. As metodologias utilizadas para elaboração deste trabalho foram de revisão bibliográfica e pesquisa em campo, com aplicação de um questionário contendo questões fechadas e abertas, com 204 professores, em 20 escolas públicas de 9 cidades de Mato Grosso do Sul. Para realizar a verificação das respostas dos professores, utilizamos como procedimento metodológico o SPSS. Os resultados demonstram que a faixa etária que mais pratica violência contra o professor é de 12 a 15 anos, totalizando 52,28%; violência de âmbito emocional 22,01%; violência física 13,76%; violência física considerado crime teve um percentual de 10,09%; violência física indireta 14,67%; e violência caracterizadas como verbal 35,78%. Concluímos que, violência diante da ação e descrição fornecidas pelos entrevistados, dentre os tipos de violência, tais como emocional, física, verbal, sexual e patrimonial, obtém-se um resultado maior nas violências verbais. De acordo com 40,27% dos entrevistados, as famílias são apresentadas como o centro do problema, seja pela falta da presença dos pais na vida dos filhos, de conscientização e de estrutura familiar. A solução para a resolução dessas violências está na responsabilidade, no envolvimento e na dedicação das famílias e do seio escolar.
Abstract: Conceptualizing violence in schools is very difficult. However, despite the difficulties, it is possible to predict the incidence of violence against the teacher, establishing parameters, being directly proposed by real data from public schools, using statistics to discover the reasons that cause the violence. As it becomes a controversial and worrying topic in our country, the objective of this research is discuss actions and acts that lead to violence in schools in the contemporary period, practiced by students against teachers in the public school system in the State from Mato Grosso do Sul. The methodologies used to prepare this work were bibliographic, field research, with the application of a questionnaire containing closed, and open questions, 204 teachers in 20 public schools in 9 cities in Mato Grosso do Sul. To analyze the responses of the teachers, we used SPSS as a methodological procedure. The results show that the age group that most practices violence against teachers is 12 to 15 years old, with 52.28%; emotionally-based violence was categorized by 22.01%; physical violence directly represented by 13.76%; Physical violence represented by 10.09%; Indirect physical violence, being 14.67%; The violence characterized in verbal form percentage of 35.78%. It is concluded that, among the types of violence developed on this theme, the action and description given by the interviewees demonstrate that among the types of violence, such as emotional, physical, verbal, sexual and patrimonial, a greater result is obtained verbal violence. Totaling the percentage of 40.27%, they present families as the center of the problem, the lack of parents' presence in their children's lives, awareness and family structure. The solution to resolve these violence lies in the responsibility, involvement and dedication of families and the school bosom.
Palavras-chave: Escola pública
Public schools
Violência escolar
School violence
Professores
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: PAIVA, Sandro Ramos. A Violência praticada pelos alunos contra os docentes da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso do Sul. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4035
Data do documento: 26-Mar-2020
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