Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4869
Tipo: Dissertação
Título: Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesa
Título(s) alternativo(s): Etapas de tierra: la construcción de la identidad de la juventud campesina
Autor(es): Torres, Wagner Farias
Primeiro Orientador: Marschner, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Villas Bôas, Rafael Litvin
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Schiavo, Igor Emanuel de Almeida
Resumo: A dissertação teve como objetivo identificar, partindo de atividades teatrais desenvolvidas nas Escolas Família Agrícola (EFAR e EFASIDRO) como o teatro com o enfoque no Teatro do Oprimido, contribui no processo de construção da identidade da juventude camponesa. Nossa hipótese foi que, a partir das experiências vivenciadas no Projeto Teatro da terra - de pegar na enxada, mas também fazer teatro - pode-se observar na juventude camponesa uma sensibilidade e uma expressividade singular, que suscita a reflexão da sua própria experiência na agricultura familiar e do seu projeto de vida. Através das histórias de vida coletadas por meio de pesquisa qualitativa e sistematizadas por análise de discurso, buscamos tematizar as narrativas das atrizes e atores e suas representações de espaço e identidade. Como resultado da pesquisa destaca-se a importância da afetividade e generosidade, como traços da identidade destes jovens vinculadas à experiência com a terra no sentido de desenvolver o cuidado e conquistar sua autonomia.
Abstract: La disertación tuvo como objetivo identificar, a partir de las actividades teatrales desarrolladas en las Escuelas Familiares Agrícolas (EFAR y EFASIDRO), cómo el teatro, com enfoque em el Teatro de los Oprimidos, contribuye para el proceso de construcción de la identidad de la juventud campesina. . Nuestra hipótesis era que, a partir de las experiencias del Proyecto Teatro da Terra - de agarrar la azada, pero también de hacer teatro - se puede observar en la juventud campesina una sensibilidad y expresividad únicas, que cuestiona su propia experiencia en la agricultura familiar y su proyecto de vida. A través de historias de vida recopiladas a través de la investigación cualitativa y sistematizadas mediante el análisis del discurso, buscamos tematizar las narrativas de actrices y actores y sus representaciones del espacio e identidad. Como resultado de la investigación, se destaca la importancia del afecto y la generosidad, como rasgos de identidad de estos jóvenes, vinculados a la experiencia con la tierra, en el sentido de desarrollar el cuidado y conquistar su autonomía.
Palavras-chave: Assentamentos rurais
Rural settlement
Educação do campo
Rural education
Teatro e juventude
Theater and youth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: TORRES, Wagner Farias. Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesa. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4869
Data do documento: 7-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WagnerFariasTorres.pdf5,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.