Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2673
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise custo-volume-lucro em uma lanchonete localizada em Dourados/MS
Autor(es): Benites, Karoline Bianca
Primeiro Orientador: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Soprane, Glenda de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Noriller, Rafael Martins
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar como a relação custo-volume-lucro pode ajudar a empresa analisada, que atua no setor alimentício, na tomada de decisão. Tendo em vista a alta competitividade do mercado, o conhecimento e o gerenciamento adequado dos seus custos tornam-se essenciais para a sobrevivência das empresas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica e documental em que fora realizado um estudo de caso. No estudo, buscaram-se apresentar todos os custos dos ingredientes que compõem os produtos, os gastos gerais, as despesas fixas e variáveis, para serem calculados os valores de margem de contribuição unitária e única, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança. Através dos cálculos foi possível observar o bom desempenho da empresa no período analisado, concluiu-se que a mesma está operando bem acima do seu Ponto de Equilíbrio, o que foi possível visualizar com o cálculo da Margem da Segurança. A realização desse estudo demonstrou a importância de controlar os custos e despesas das atividades da empresa, e concluiu-se que a relação custo/volume/lucro pode auxiliar a empresa na tomada de decisão, de maneira efetiva.
Abstract: This work aims to verify how a cost-benefit-profit relation can help the company to analyze, that acts in the food sector, in the decision making. It takes into account the high competitiveness of the market, the knowledge and the situation of companies. This is a descriptive research with a qualitative approach, carried out through a bibliographical and documentary research in which a case study was carried out. In the study, all the duties of the products, general expenses, as fixed and variable expenses, were calculated to calculate the unit and single contribution margin values, the break-even point and the safety margin. The measurement of the results can be performed in a certain period of time. A control study showed that the costs and expenses of the company, the company and the cost-volume-profit relation can help the company in the decision making, in an effective way.
Palavras-chave: Gestão de custos
Cost management
Tomada de decisão
Decision making
Setor alimentício
Food industry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: BENITES, Karoline Bianca. Análise custo-volume-lucro em uma lanchonete localizada em Dourados/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2673
Data do documento: 16-Jul-2018
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarolineBiancaBenites.pdf292,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.