Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4042
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento dos custos das empresas brasileiras listadas no segmento da construção civil da BM&FBovespa entre os anos de 2005 e 2014
Autor(es): Silveira, Gabriela Borges
Primeiro Orientador: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Huppes, Cristiane Mallmann
metadata.dc.contributor.referee2: Noriller, Rafael Martins
Resumo: O principal objetivo deste estudo é identificar e analisar o comportamento dos custos das empresas brasileiras do segmento da Construção Civil listadas na BM&FBOVESPA diante das mudanças no nível de atividade entre os anos de 2005 e 2014. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo levantamento com dados de 14 empresas ao longo de 10 anos, cujos dados foram extraídos das demonstrações financeiras publicadas anualmente pelas empresas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Custo dos Produtos Vendidos consome em média 66,89% da Receita Líquida de Vendas deste segmento. Outra constatação deste trabalho é que as empresas que possuem maior faturamento apresentam melhor índice CPV/RLV e consequentemente o maior lucro. As que possuem faturamento a partir de 100.000.000 a relação CPV/RLV tende a ser constante e as que possuem faturamento inferior a 25.000.000 a relação CPV/RLV aumenta, apontando que, para faturamentos abaixo dessa linha a parcela da RLV tende a ser consumida em sua totalidade ou até mesmo superada pelo CPV. Em relação ao Sticky Costs conclui-se que para o segmento em análise a teoria proposta por Anderson, Banker e Janakiraman (2003) se confirma, uma vez que, para as variações RLV até 10% e acima de 10% o custo aumenta mais quando a receita aumenta do que o inverso.
Abstract: The objective of this study is to identify and analyze the costs behavior of the Building Construction segment of Brazilian companies listed on the BM&FBOVESPA between the years 2005 and 2014. We proceeded to a study by the survey type with data from 14 companies over 10 years, whose data have been derived from financial statements published annually by companies. The survey results show that the Cost of Goods Sold consumes an average of 66.89% of the Net Revenues of this segment. Another finding of this study is that companies with higher revenues have better index CPV/RLV and consequently the bigger profit. The companies with revenues from 100 million the relationship CPV/RLV tends to be constant and those with lower revenues compared to 25 million the CPV/RLV increases, noting that, to billings below that line the part of the Net Revenues tends to be consumed in its entirety or even surpassed by the Cost of Goods Sold. Relative Sticky Costs concluded that for the segment under consideration the proposed theory by Anderson, Banker and Janakiraman (2003) confirms since for Net Revenues variations up to 10% and more than 10% the cost increases more when revenue increases than the reverse.
Palavras-chave: Comportamento dos custos
Cost behavior
Construção civil
Construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVEIRA, Gabriela Borges Silveira. Análise do comportamento dos custos das empresas brasileiras listadas no segmento da construção civil da BM&FBovespa entre os anos de 2005 e 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4042
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaBorgesSilveira.pdf448,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.