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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee1Huppes, Cristiane Mallmann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217003253917819pt_BR
dc.contributor.referee2Soprane, Glenda de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3285171548628756pt_BR
dc.creatorArzamendia, Fleuri Granzier-
dc.date.accessioned2020-09-09T13:33:16Z-
dc.date.available2020-09-09T13:33:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARZAMENDIA, Fleuri Granzier. Grau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&FBovespa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4050-
dc.description.abstractIn recent years we noticed a large increase in the study of related intangible assets and aspects related to corporate profitability interest. This study aims to compare the profitability ratios of two groups of companies in the corporate governance new market segment, listed on BM&FBOVESPA in the years 2010, 2011 and 2012, excluding companies in the financial and other economic sector that did not have all the data to the calculation of the variables. The first group consists of companies with degree of intangibility above the median (INTANGIBLE), while the second is composed of firms with a degree of intangibility below the median (TANGIBLE). As for data analysis and processing software SPSS was used. The results show that there are statistically significant differences in performance between the two groups, and in most cases the degree of intangibility companies with above-median (INTANGIBLE) obtains better results than companies with degree of intangibility below the median (TANGIBLE). Four indicators of profitability were analyzed for three years. The twelve possible analyzes, the average of all grades in the three years studied show a superior performance of INTANGIBLE companies, however after performing nonparametric tests to examine the hypothesis that there statistically significant difference ten were relevant, while two showed no statistical relevance.en
dc.description.resumoNos últimos anos notou-se um grande aumento no interesse relacionado ao estudo de ativos intangíveis e aspectos relacionados à rentabilidade das empresas. Este trabalho tem como objetivo comparar os índices de rentabilidade de dois grupos de empresas do segmento Novo Mercado, listadas na BM&FBOVESPA nos anos 2010, 2011 e 2012, excluídas as empresas do setor econômico Financeiras e outras que não apresentavam todos os dados para o cálculo das variáveis. O primeiro grupo é formado pelas empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), enquanto o segundo é composto pelas empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Quanto à análise dos dados e tratamento foi utilizado o software SPSS. Os resultados encontrados mostram que existem diferenças de desempenho estatisticamente significativas entre os dois grupos, sendo que na maioria dos casos as empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS) obtém resultado melhor que as empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Foram analisados quatro indicadores de rentabilidade durante três anos. Das doze análises possíveis, as médias de todos os índices nos três anos estudados mostram um desempenho superior das empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), entretanto após realização de testes estatísticos não paramétricos para analisar a hipótese de existir diferença estatisticamente significativa, dez mostraram-se relevantes, enquanto duas não mostraram relevância estatística.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-09T13:33:16Z No. of bitstreams: 1 FleuriGranzierArzamendia.pdf: 627711 bytes, checksum: 52f4ec901d420297db57d39a16bf3bc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-09T13:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FleuriGranzierArzamendia.pdf: 627711 bytes, checksum: 52f4ec901d420297db57d39a16bf3bc1 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtivos intangíveispt_BR
dc.subjectIntangible propertyen
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.subjectProfitabilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleGrau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&FBovespapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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