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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Grau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&FBovespa
Autor(es): Arzamendia, Fleuri Granzier
Primeiro Orientador: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Huppes, Cristiane Mallmann
metadata.dc.contributor.referee2: Soprane, Glenda de Almeida
Resumo: Nos últimos anos notou-se um grande aumento no interesse relacionado ao estudo de ativos intangíveis e aspectos relacionados à rentabilidade das empresas. Este trabalho tem como objetivo comparar os índices de rentabilidade de dois grupos de empresas do segmento Novo Mercado, listadas na BM&FBOVESPA nos anos 2010, 2011 e 2012, excluídas as empresas do setor econômico Financeiras e outras que não apresentavam todos os dados para o cálculo das variáveis. O primeiro grupo é formado pelas empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), enquanto o segundo é composto pelas empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Quanto à análise dos dados e tratamento foi utilizado o software SPSS. Os resultados encontrados mostram que existem diferenças de desempenho estatisticamente significativas entre os dois grupos, sendo que na maioria dos casos as empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS) obtém resultado melhor que as empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Foram analisados quatro indicadores de rentabilidade durante três anos. Das doze análises possíveis, as médias de todos os índices nos três anos estudados mostram um desempenho superior das empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), entretanto após realização de testes estatísticos não paramétricos para analisar a hipótese de existir diferença estatisticamente significativa, dez mostraram-se relevantes, enquanto duas não mostraram relevância estatística.
Abstract: In recent years we noticed a large increase in the study of related intangible assets and aspects related to corporate profitability interest. This study aims to compare the profitability ratios of two groups of companies in the corporate governance new market segment, listed on BM&FBOVESPA in the years 2010, 2011 and 2012, excluding companies in the financial and other economic sector that did not have all the data to the calculation of the variables. The first group consists of companies with degree of intangibility above the median (INTANGIBLE), while the second is composed of firms with a degree of intangibility below the median (TANGIBLE). As for data analysis and processing software SPSS was used. The results show that there are statistically significant differences in performance between the two groups, and in most cases the degree of intangibility companies with above-median (INTANGIBLE) obtains better results than companies with degree of intangibility below the median (TANGIBLE). Four indicators of profitability were analyzed for three years. The twelve possible analyzes, the average of all grades in the three years studied show a superior performance of INTANGIBLE companies, however after performing nonparametric tests to examine the hypothesis that there statistically significant difference ten were relevant, while two showed no statistical relevance.
Palavras-chave: Ativos intangíveis
Intangible property
Rentabilidade
Profitability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ARZAMENDIA, Fleuri Granzier. Grau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&FBovespa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4050
Data do documento: 2014
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