Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5500
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia da terra turma Salete strozak UFG/FE - uma práxis da educação do campo
Título(s) alternativo(s): Pedagogía de la tierra Salete Strozak UFG/FE - una praxis de educación campesina
Autor(es): Silva, Ketma Lorena da
Primeiro Orientador: Fabrini, Joao Edmilson
metadata.dc.contributor.referee1: Camacho, Rodrigo Simão
metadata.dc.contributor.referee2: Cezimbra, Elemar do Nascimento
Resumo: Neste trabalho busca-se, entender a história da Educação do Campo, a partir da discussão do protagonismo do MST, com ênfase na Pedagogia do Movimento, a considerar as escolas itinerantes como as primeiras experiências dessa educação, assim, foi tecida um breve exposição de como se manifestou algumas das estratégias de construção da educação que o MST começou a gestar. Nos apropriamos de categorias de análises contemporâneas para estudarmos a construção da discussão sobre as concepções de educação rural e do campo. Para isso buscamos os teróricos que criticam a educação rural e apontam a educação do campo na perspectiva dos movimentos sociais. Uma vez que o contexto da discussão foi a Turma Salete Strozack, da qual fiz parte, se fez necessário explicar e caracterizar essa turma, quem são os educadores em processo de formação. Por último, trazemos um trabalho empírico, com muitas informações e relatos, tentando articular a relação universidade e movimentos sociais, além da relação direta com a Pedagogia dos movimentos na construção do curso.
Abstract: En este trabajo, buscamos comprender la historia de la Educación Campesina, a partir de la discusión del papel del MST, con énfasis en la Pedagogía del Movimiento, considerando las escuelas itinerantes como las primeras experiencias de esta educación, por lo tanto, una breve exposición de cómo se manifestaron algunas de las estrategias de construcción educativa que el MST comenzó a desarrollar. Nos apropiamos de categorías de análisis contemporáneas para estudiar la construcción de la discusión sobre las concepciones de la educación rural y campesina. Para ello buscamos a los teóricos que critican la educación rural y apuntan a la educación rural desde la perspectiva de los movimientos sociales. Como el contexto de la discusión fue el Grupo Salete Strozack, del cual yo formaba parte, era necesario explicar y caracterizar a este grupo, que son los educadores en proceso de formación. Finalmente, traemos un trabajo empírico, con mucha información y relatos, tratando de articular la relación entre universidad y movimientos sociales, además de la relación directa con la Pedagogía de los movimientos en la construcción del curso.
Palavras-chave: Educação do campo
Rural education
Movimentos sociais
Social movements
Pedagogia
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: SILVA, Ketma Lorena da. Pedagogia da terra turma Salete strozak UFG/FE - uma práxis da educação do campo. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5500
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KetmaLorenadaSilva.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.