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Tipo: Dissertação
Título: Mitãva: a socialização da criança indígena na reserva indígena de Dourados em tempos de covid 19
Autor(es): Lopes, Adrieli Caroline Marques
Primeiro Orientador: Sangalli, Andréia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Knapp, Cássio
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Silvana Jesus do
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Levi Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Martins , Daniel Valério
Resumo: Essa pesquisa foi realizada durante um cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, que exigiu mudanças em comportamentos e atitudes em busca de sobreviver uma pandemia resultante da COVID 19. Nesse contexto, delimitou-se como foco de estudo a criança indígena tendo como objetivo central de investigação a caracterização do modo de ser e viver das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, no que se refere ao tempo e espaço durante a Pandemia por Coronavírus (COVID 19), elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas diante do cenário pandêmico e do isolamento social decretado. Durante esse percurso, elencou-se o panorama atual das escolas indígenas existentes no território da Reserva Indígena de Dourados, quanto à oferta da educação básica e atendimento de alunos indígenas, descrevendo sobre as adaptações necessárias para a realização do ensino formal em função da suspensão das atividades presenciais nas escolas indígenas. Acredita-se que problematizar os impactos da pandemia na vida dessas crianças das etnias Guarani e Kaiowá, e investigar os possíveis conhecimentos decorrentes da pandemia por coronavírus podem instigar reflexões e práticas favoráveis à educação e à saúde das referidas crianças indígenas, trazendo demandas e argumentos que possam contribuir para um melhor acolhimento e bem viver delas na Reserva Indígena de Dourados (RID) e na sociedade douradense. A partir das considerações, o desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in loco nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. E no processo de educação escolar, é de suma importância enaltecer a criança indígena na transmissão da cultura indígena para a escola e da escola para a casa.
Abstract: This research was conducted during a world scenario experienced since the beginning of 2020, which required changes in behaviors and attitudes in order to survive a pandemic resulting from COVID 19. In this context, the focus of study was the indigenous child with the central objective of investigation the characterization of the way of being and living of indigenous children Guarani and Kaiowá, with regard to time and space during the Coronavirus Pandemic (COVID 19) changes in the individual and family way of living of indigenous children in the face of pandemic scenario and social isolation decreed. During this route, it was listed the current panorama of indigenous schools in the territory of the Indigenous Reserve of Dourados, as the offer of basic education and attendance of indigenous students, Describing the adaptations necessary to carry out formal education due to the suspension of face-to-face activities in indigenous schools. It is believed that problematize the impacts of the pandemic on the lives of these children of the Guarani and Kaiowá ethnicities, and investigate the possible knowledge arising from the coronavirus pandemic can instigate reflections and practices favorable to the education and health of these indigenous children, bringing demands and arguments that can contribute to a better reception and well-being of them in the Indigenous Reserve of Dourados (RID) and in Douradense society. From the considerations, the development of the research was based on different strategies that are part of the qualitative approach, among them, the literature review, documentary research and field research (at this time restricted to on-site visits to the municipal indigenous schools of the Dourados Indigenous Reserve). For the moment, the research brings contributions to reaffirm that indigenous children experience, experience and transmit their cultures and their knowledge among themselves and with the adults who live together. When considering the current scenario, indigenous children sought to adapt to the conditions of social isolation, without losing the essence of play and being a child. And in the process of school education, it is of paramount importance to praise the indigenous child in the transmission of indigenous culture to school and school to home.
Palavras-chave: Crianças Indígenas
Indigenous Children
Território
Territory
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: LOPES, Adrieli Caroline Marques. Mitãva: a socialização da criança indígena na reserva indígena de Dourados em tempos de covid 19. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5961
Data do documento: 15-Dez-2022
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