Mestrado em Educação e Territorialidade : [36] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade 

O PPGET, contempla estudos cujo escopo seja a análise das políticas públicas articuladas com os desafios dos processos oriundos de ocupação territorial e busca capacitar teórica e metodologicamente pesquisadores na dinâmica do desenvolvimento territorial, em suas múltiplas dimensões: política, ambiental, econômica e social, formulando referências para o incremento da gestão e autonomia por parte de seus agentes. Está vinculado à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo formar pós-graduados aptos ao exercício da docência em nível superior e da pesquisa. A modalidade de ensino é através da pedagogia da alternância, uma dinâmica pedagógica que estabelece uma relação integrada entre tempo escola/universidade e tempo comunidade (espaço vivencial do educando), estabelecendo também uma relação dialética entre teoria e prática, saber popular e conhecimento científico.  
O Programa possui duas linhas de Pesquisa: (Linha 1): Educação e Diversidade; (Linha 2):Território e Sustentabilidade, ambas as linhas de pesquisa se encontram na área de concentração Desenvolvimento e Políticas Públicas. 

 

LINHAS DE PESQUISA 

Linha 1: Educação e Diversidade 
 
Linha 2: Território e Sustentabilidade 

 
 
CONTATO 

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 
(67) 3410-2626 
faind.ppget@ufgd.edu.br 

Horário de atendiimento da secretaria :  
Segundas, Quartas e Quintas: 07h às 13h  
Terças e Sextas: 13h às 19h .

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 20 de 36
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
11-Abr-2023A Luta pela autogestão do serviço de saúde indígena: o caso kadiwéu em Mato Grosso do SulSouza, Lourival MatchuaDissertação
11-Abr-2023Uma Análise inter e sobrecultural a partir da ótica dos sujeitos envolvidos no terceiro ano do ensino médio da Escola Intercultural Indígena Guateka entre os anos de 2019 e 2022Cardozo, Cibeli GonçalvesDissertação
12-Abr-2023Mulheres camponesas e suas trajetórias de lutas na conquista e permanência na terra em Sidrolândia - MSCaetano, Regina Celia de Souza ModestoDissertação
13-Abr-2023¿É Possível viver bem com a herança ideológica da Bartolina Sisa, guerreira, comandante e mártir Aymara do século XVIII?Yanguas, Marco Antonio CandiaDissertação
12-Abr-2023A Importância dos cuidados na gravidez, parto e pós-parto das mulheres Guarani Kaiowá da terra indígena Pirakua, Mato Grosso do SulGomes, Irene ReginaldoDissertação
3-Abr-2023A Percepção da aprendizagem dos discentes de sociologia antes e após “ensino” remoto: o caso da escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’oeste – ROSegatto, NeusilaDissertação
12-Dez-2022O Ensino de matemática na escola do campo Joaquim Vaz de Oliveira: considerações a partir das concepções pedagógicas de professoresFerreira, Alex Sandro AlvesDissertação
15-Dez-2022Pedagogia da terra turma Salete strozak UFG/FE - uma práxis da educação do campoSilva, Ketma Lorena daDissertação
2-Dez- 12Do Ritual das bruxas ao cabaré literário: a práxis das mulheres do MST da construção de novas sociabilidadesMoreti, Julio HenriqueDissertação
2-Set-2022Porahéi maragatu tee: cantos verdadeiros sagrados Kaiowá de Panambizinho, município de Dourados, Estado de Mato Grosso do SulConscianza, FábioDissertação
31-Jan-2023Caminhos e Descaminhos da Extensão Rural no Assentamento Santa Mônica, Terenos/MSOliveira, Claudinéia Lerios deDissertação
1-Set-2022A Língua Kaiowá na escola Pa’i Chiquito – Chiquito PedroVeron, GeisabelDissertação
31-Jan-2022A Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadoraSantos, Sérgio Paulo Lima dosDissertação
31-Jan-2022O Papel do MST no processo de formação continuada de educadores do campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT – Assentamento Antônio ConselheiroSouza, Angelica Gonçalves deDissertação
25-Mar-2022Conhecimentos etnoastronômicos Terena: uma contribuição da comunidade indígena de cachoeirinha do município de Miranda/MSJoaquim, JailsonDissertação
25-Nov-2022Das Estradas das águas à beira do quintal: um olhar para a mulher em movimento nas comunidades tradicionais do Paiaguás Pantanal – Corumbá-MSFerreira, Maria de FatimaDissertação
2-Set-2022Karaí Mbytepe (no meio do "branco"): a identidade indígena diante do deslocamento escolarFernandes, Mirta Elizabeth MelgarejoDissertação
2-Set-2022Levantamento e registro do comportamento socioambiental Terena por meio de marcadores espaço-temporais: aproximação aos conhecimentos dos troncos velhosDomingo, Sandra VenturaDissertação
3-Set-2022A Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MSBrito, Dielle Cris Perin deDissertação
2-Set-2022Avanços e limites no uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICS) na educação do campo – Escola Estadual Padroeira do BrasilCasimiro, Nelson Aparecido SilvaDissertação
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 20 de 36
Sigla da Instituição
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização
Tipo de Acesso