Mestrado em Educação e Territorialidade : [36] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade 

O PPGET, contempla estudos cujo escopo seja a análise das políticas públicas articuladas com os desafios dos processos oriundos de ocupação territorial e busca capacitar teórica e metodologicamente pesquisadores na dinâmica do desenvolvimento territorial, em suas múltiplas dimensões: política, ambiental, econômica e social, formulando referências para o incremento da gestão e autonomia por parte de seus agentes. Está vinculado à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo formar pós-graduados aptos ao exercício da docência em nível superior e da pesquisa. A modalidade de ensino é através da pedagogia da alternância, uma dinâmica pedagógica que estabelece uma relação integrada entre tempo escola/universidade e tempo comunidade (espaço vivencial do educando), estabelecendo também uma relação dialética entre teoria e prática, saber popular e conhecimento científico.  
O Programa possui duas linhas de Pesquisa: (Linha 1): Educação e Diversidade; (Linha 2):Território e Sustentabilidade, ambas as linhas de pesquisa se encontram na área de concentração Desenvolvimento e Políticas Públicas. 

 

LINHAS DE PESQUISA 

Linha 1: Educação e Diversidade 
 
Linha 2: Território e Sustentabilidade 

 
 
CONTATO 

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 
(67) 3410-2626 
faind.ppget@ufgd.edu.br 

Horário de atendiimento da secretaria :  
Segundas, Quartas e Quintas: 07h às 13h  
Terças e Sextas: 13h às 19h .

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 21 para 36 de 36
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
23-Ago-2022Kaiowá rembi’u ypy: alimentação tradicional como estratégia de etnoconservação da diversidade biocultural no tekoha PirakuaLopes, Inair GomesDissertação
23-Jun-2022Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campoFerreira, Patrícia de SouzaDissertação
24-Mar-2022Tecnologias espirituais: reza, roça e sustentabilidade entre os Kaiowá e GuaraniPeralta, AnastácioDissertação
31-Jan-2022Ore Mbo’e Ypy Omboheko Mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia Pirajuy, Paranhos, MSPires, ValentimDissertação
28-Fev-2022Resistência e sublaternidade na reprodução do campesinato no assentamento Geraldo Garcia em Sidrolândia/MSOliveira Junior, Manoel Soares deDissertação
26-Fev-2022Saúde sempre está em pauta: níveis de consciência de famílias do Assentamento 17 de Abril - Nova Andradina/MS - sobre agrotóxicos, medicamentos, remédios e alimentosSilva, Alessandra MoraisDissertação
29-Nov-2021As Pluralidades de uma escola do campo em território fronteiriço Brasil- BolíviaVera, Thaís Isis da CruzDissertação
7-Jan-2022Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesaTorres, Wagner FariasDissertação
31-Jan-2022Currículo de língua materna na escola indígena da reserva de SassoróDuarte, Waneide GarayDissertação
28-Nov-2022Mba’e Megua problematização e percepção das crises a partir da ideia de risco na visão dos Guarani e Kaiowá: a política anti-indígena e a ascensão do Governo BolsonaroVera, FidêncioDissertação
29-Nov-2021Tenondê porãrã: sabedoria indígena para a boa educação das crianças na Reserva Indígena de Dourados (RID) - MSSouza, Aguilera deDissertação
31-Jan-2022Agricultura camponesa no assentamento São Judas: produção, trabalho, saberes e resistênciasZenatti, Francieli AparecidaDissertação
28-Jul-2021Educação especial e inclusiva no contexto da escola ribeirinhaFerreira, Arnaldo MachadoDissertação
27-Jul-2021Roças Kaiowá: cuidados práticos, rituais e técnicas de cultivo na reserva TaquaperiLescano, Marcilene MartinsDissertação
30-Jun-2021Aspectos socioeconômicos e educativos dos agricultores familiares do assentamento Taquaral em Corumbá, estado de Mato Grosso do SulMoreira, Ronivon AlvesDissertação
27-Abr-2021Conhecimentos tradicionais Guarani e Kaiowá como fontes de autonomia, sustentabilidade e resistênciaPavão, SôniaDissertação
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 21 para 36 de 36
Sigla da Instituição
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização
Tipo de Acesso