Mestrado em Educação e Territorialidade : [45] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade 

O PPGET, contempla estudos cujo escopo seja a análise das políticas públicas articuladas com os desafios dos processos oriundos de ocupação territorial e busca capacitar teórica e metodologicamente pesquisadores na dinâmica do desenvolvimento territorial, em suas múltiplas dimensões: política, ambiental, econômica e social, formulando referências para o incremento da gestão e autonomia por parte de seus agentes. Está vinculado à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo formar pós-graduados aptos ao exercício da docência em nível superior e da pesquisa. A modalidade de ensino é através da pedagogia da alternância, uma dinâmica pedagógica que estabelece uma relação integrada entre tempo escola/universidade e tempo comunidade (espaço vivencial do educando), estabelecendo também uma relação dialética entre teoria e prática, saber popular e conhecimento científico.  
O Programa possui duas linhas de Pesquisa: (Linha 1): Educação e Diversidade; (Linha 2):Território e Sustentabilidade, ambas as linhas de pesquisa se encontram na área de concentração Desenvolvimento e Políticas Públicas. 

 

LINHAS DE PESQUISA 

Linha 1: Educação e Diversidade 
 
Linha 2: Território e Sustentabilidade 

 
 
CONTATO 

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 
(67) 3410-2626 
faind.ppget@ufgd.edu.br 

Horário de atendiimento da secretaria :  
Segundas, Quartas e Quintas: 07h às 13h  
Terças e Sextas: 13h às 19h .

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 21 para 40 de 45
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
1-Set-2022A Língua Kaiowá na escola Pa’i Chiquito – Chiquito PedroVeron, GeisabelDissertação
31-Jan-2022A Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadoraSantos, Sérgio Paulo Lima dosDissertação
31-Jan-2022O Papel do MST no processo de formação continuada de educadores do campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT – Assentamento Antônio ConselheiroSouza, Angelica Gonçalves deDissertação
25-Mar-2022Conhecimentos etnoastronômicos Terena: uma contribuição da comunidade indígena de cachoeirinha do município de Miranda/MSJoaquim, JailsonDissertação
25-Nov-2022Das Estradas das águas à beira do quintal: um olhar para a mulher em movimento nas comunidades tradicionais do Paiaguás Pantanal – Corumbá-MSFerreira, Maria de FatimaDissertação
2-Set-2022Karaí Mbytepe (no meio do "branco"): a identidade indígena diante do deslocamento escolarFernandes, Mirta Elizabeth MelgarejoDissertação
2-Set-2022Levantamento e registro do comportamento socioambiental Terena por meio de marcadores espaço-temporais: aproximação aos conhecimentos dos troncos velhosDomingo, Sandra VenturaDissertação
3-Set-2022A Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MSBrito, Dielle Cris Perin deDissertação
2-Set-2022Avanços e limites no uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICS) na educação do campo – Escola Estadual Padroeira do BrasilCasimiro, Nelson Aparecido SilvaDissertação
23-Ago-2022Kaiowá rembi’u ypy: alimentação tradicional como estratégia de etnoconservação da diversidade biocultural no tekoha PirakuaLopes, Inair GomesDissertação
23-Jun-2022Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campoFerreira, Patrícia de SouzaDissertação
24-Mar-2022Tecnologias espirituais: reza, roça e sustentabilidade entre os Kaiowá e GuaraniPeralta, AnastácioDissertação
31-Jan-2022Ore Mbo’e Ypy Omboheko Mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia Pirajuy, Paranhos, MSPires, ValentimDissertação
28-Fev-2022Resistência e sublaternidade na reprodução do campesinato no assentamento Geraldo Garcia em Sidrolândia/MSOliveira Junior, Manoel Soares deDissertação
26-Fev-2022Saúde sempre está em pauta: níveis de consciência de famílias do Assentamento 17 de Abril - Nova Andradina/MS - sobre agrotóxicos, medicamentos, remédios e alimentosSilva, Alessandra MoraisDissertação
29-Nov-2021As Pluralidades de uma escola do campo em território fronteiriço Brasil- BolíviaVera, Thaís Isis da CruzDissertação
7-Jan-2022Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesaTorres, Wagner FariasDissertação
31-Jan-2022Currículo de língua materna na escola indígena da reserva de SassoróDuarte, Waneide GarayDissertação
28-Nov-2022Mba’e Megua problematização e percepção das crises a partir da ideia de risco na visão dos Guarani e Kaiowá: a política anti-indígena e a ascensão do Governo BolsonaroVera, FidêncioDissertação
29-Nov-2021Tenondê porãrã: sabedoria indígena para a boa educação das crianças na Reserva Indígena de Dourados (RID) - MSSouza, Aguilera deDissertação
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 21 para 40 de 45
Sigla da Instituição
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização
Tipo de Acesso